Com projeto de acessibilidade pioneiro no Estado do Rio, foi inaugurado na última sexta-feira o Centro Cultural 14 Bis, anexo à Casa de Santos Dumont, a “Encantada”, assim chamada pelo Pai da Aviação. O Prefeito Paulo Mustrangi chamou à atenção para o especial momento que vive a Cultura do Município e disse que “poucas cidades têm um espaço como esse, que dá oportunidade de acesso aos portadores de necessidades especiais, ao turista e é motivo de orgulho para os petropolitanos”.
O sobrinho neto de Santos Dumont, Dr. Jorge H. Dodsworth, declarou que estava sendo concretizado um sonho acalentado há 21 anos, destacando o papel fundamental do prefeito e equipe na consolidação da obra de Santos Dumont. O Presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Gilson Domingos, registrou o avanço para a Cultura e o Turismo de mais esse espaço com a difusão da obra e da vida de Santos Dumont.

O Centro Cultural 14 Bis fica na rua do Encanto, nº 158, centro e estará aberto à visitação a partir de terça-feira, dia 03 de abril, das 9h30 às 17h, com ingressos a R$ 5,00 para crianças de 7 a 10 anos de idade, estudantes e adultos de 60 a 64 anos de idade pagam meia-entrada; crianças até 6 anos e maiores de 65 anos de idade têm entrada franca, funcionando de terça a domingo,
O novo espaço, que contou ainda com recursos do Governo Federal e da Secretaria de Estado de Cultura, está no prédio que da antiga casa da governanta de Santos Dumont, dona Eulália e onde funcionou uma escola municipal. Conta com maquete tátil interna e externa, DVD em libras, catálogo em braile, áudio guide, réplicas de dependências do museu, como o banheiro de Santos Dumont, rampa e plataforma eletrônica enclausurada para que pessoas com algum tipo de deficiência, seja ela física, visual ou auditiva, possam conhecer da história do Pai da Aviação. O projeto determina ainda oficinas pedagógicas, café temático, salas multimídia e de exposições, sala de convivência e guias para visitas orientadas em português, inglês e espanhol.
FONTE: Ascom
FOTOS: Isabela Lisboa
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.