Wiener Kammersymphoni está em turnê pelo Brasil. |
Um programa musical imperdível nesta quarta-feira, às 20h, no Cine Teatro do Museu Imperial, com apresentação do Quinteto de Cordas austríaco Wiener Kammersymphonie, em turnê pelo Brasil. A entrada é franca, mediante a retirada do ingresso na bilheteria.
O concerto do quinteto vienense é uma promoção do Segmento de Canto Coral, com apoio da Embaixada da Áustria, Museu Imperial e Casa Stefan Zweig. O grupo viaja constantemente pela Europa e América Latina participando de festivais, desde que foi criado, em 2006, no “Ano Mozart”.
O maestro Marco Aurélio Lischt, organista de carreira internacional, intermediou a vinda do quinteto e considera que o programa dessa noite “é especialíssimo, com obras de Mozart e Korngold”. O maestro Leonardo Randolfo, presidente do Conselho Municipal de Cultura e representante do Segmento de Canto Coral, entende que “enriquece a agenda cultural local, podermos receber grupos musicais que possibilitem o contato do grande público com a música de concerto”.
Nascido do encontro de instrumentistas de primeiríssimo nível radicados em Viena, o Quinteto de Cordas austríaco debutou na Espanha com uma série de concertos apreciados pelo público e crítica, que os considerou os melhores de toda a extensa temporada dedicada ao gênio de Salzburgo. Seus músicos estão unidos pelo objetivo comum de fundir suas experiências artísticas individuais em um projeto único e convincente.
Embora seu berço seja a Áustria e a herança mozartiana, o quinteto é formado por músicos que praticam a absoluta ausência de barreiras e estereótipos de qualquer gênero. Assim, o grupo executa um repertório muito amplo, abarcando desde a clássica Viena até a Viena contemporânea, trazendo à tona compositores injustamente esquecidos. Abertos a qualquer tipo de fusão com outras expressões artísticas, realizaram ainda, no âmbito do “Umbria Music Festival”, projetos crossover, fundindo o puro classicismo vienense com influências da dança hip-hop.
Constantemente convidados a participar dos mais importantes festivais internacionais, já se apresentaram no Ravello Festival (Itália), Alba Musicfestival (Itália) e o Side Musicfest (Turquia), entre outros. A Vienna Chamber Symphony se exibe em formação de quinteto de cordas, mas expressa conceitualmente – tanto em estilo quanto em repertório - sua identidade orquestral. Na agenda do Quinteto de Cordas os destaques de 2016 e 2017 são a estréia na França do projeto de gravação do concerto para piano de Chopin 2ª versão para piano e quinteto de cordas na Dinamarca, países baixos e Polônia. Nos planos do grupo estão também projetos especiais, como “A Flauta Mágica” para crianças que estreou este ano no Teatro Real de Madri e será levada novamente em abril de 2017.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.