A ação do Instituto Oldemburg
reunirá secretários de Educação, gestores e diretores das instituições de
diferentes partes do país, que serão contempladas pelo projeto Sala de Leitura
Já tem data marcada o Workshop
Motivacional de Gestores Públicos do Projeto Prazer de Ler / Salas de Leitura,
promovido pelo Instituto Oldemburg, que investe em estratégias pedagógicas
para implantação de bibliotecas em diversos segmentos sociais no Brasil. O
evento será no dia 15 de abril, na Casa da Educação Visconde Mauá, na cidade de
Petrópolis, no Rio de Janeiro, das 8h às 17h, e contará com a presença de
secretários de Educação, gestores e diretores de instituições de diversas
partes do país, que serão contempladas pelo projeto este ano.
Em 2019, o Instituto
Oldemburg de Desenvolvimento lançará 12 bibliotecas comunitárias. Com o
patrocínio da CTG Brasil, o projeto será implementado nos municípios de Caçu e
Itarumã, em Goiás, e em Cerro Negro, São José do Cerrito e Vargem, no estado de
Santa Catarina. Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, e Vera Cruz, na Bahia,
também receberão novas Salas de Leitura. Isto sem falar na qualificação de duas
Salas de Leitura em Cabrália, também na Bahia, com patrocínio do Instituto
Oldemburg. Até o final deste ano, serão 872 Salas de Leitura espalhadas pelo
Brasil. A iniciativa conta com a parceria com o Ministério da Cidadania.
“As comunidades do entorno de
nossas usinas estão entre as nossas prioridades. Buscamos não só manter
relacionamentos duradouros, mas também participar da vida e do desenvolvimento
dessas comunidades, levando cultura, lazer, qualidade de vida. Patrocinar esse
projeto e possibilitar que cada vez mais pessoas tenham acesso à leitura é uma
das formas de alcançarmos esses objetivos”, diz Juliana Lu, Consultora de
Sustentabilidade da CTG Brasil.
O acervo de cada Sala de
Leitura é composto por mil livros, abrangendo diversas faixas etárias e áreas
de interesse, como: Literatura Brasileira, Literatura Estrangeira, Literatura
Infanto juvenil, Ciências Sociais, História, Desenvolvimento Pessoal, Artes e
Filosofia.
Além de incentivar a leitura –
com a disponibilização de um acervo de qualidade, para crianças, jovens e
adultos que normalmente não têm acesso ao livro –, o Sala de Leitura busca
promover a integração do binômio escola-comunidade. Implantado prioritariamente
em instituições educacionais, o projeto tem como objetivo principal fortalecer
os laços de cooperação com a escola e fomentar polos culturais nas comunidades
contempladas. Também beneficia associações de moradores, centros culturais, ONGs,
hospitais, unidades do sistema prisional, entre outras entidades públicas e sem
fins lucrativos, comprometidas em perpetuar a operacionalização das salas.
Já confirmaram presença no
Workshop Motivacional de Gestores Públicos, a secretária de Educação de Petrópolis, Marcia
Palma, a gestora Sâmea Ázara, da Escola São Judas Tadeu e a orientadora
educacional, Marcela Texeira Paixão. A Cidade Imperial contará
com mais uma Sala de
Leitura. A secretária de Educação Cléria Ferreira Guimarães do
Nascimento, de Caçu, em Goiás, também estará presente. A localidade será
contemplada com duas Salas de Leitura. Ainda sobre Goiás, a cidade de Itarumã,
receberá duas salas. A região estará representada pela secretária de
Educação Silvana Aparecida Alves Machado Silva. Quem irá representar
município de Cerro Negro, em Santa Catarina, é a secretária de Educação Sandra
Maria Conrado de Jesus. São José do Cerrito, também em Santa Catarina, que será
presenteada com duas Salas de Leitura, no evento, estará representado pela secretária
de Educação, Ana Maria Marcon dos Santos. Ainda integrará o time do
Workshop Motivacional de Gestores Públicos, a secretária de Educação
de Vargem, em Santa Catarina, Isaura Aparecida Ramos Dalcanalle.
“Além de atuarmos na
construção do hábito da leitura, o projeto Sala de Leitura fortalece os laços
de cooperação entre a instituição e a sua comunidade, que, ao receber uma
biblioteca com mil livros e se engajar no processo de capacitação de agentes de
leitura, reforça e amplia sua atuação pública perante seus alunos, agentes,
professores e pedagogos”, explica Cristina Oldemburg, presidente do Instituto
Oldemburg de Desenvolvimento.
Detalhes sobre as Salas de
Leitura
Em 2003, o Sala de Leitura
saiu do papel para ganhar projeção nacional. O que começou como uma doação de
livros evoluiu para uma série de ações de mobilização social, engajamento de
gestores públicos e capacitação de agentes de leitura. Hoje, com mais de 800
espaços de leitura implantados no Brasil, o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento
tem mais de 4.600 instituições cadastradas formalmente, com cartas de
solicitação para receberem as bibliotecas. Mais de 20 grandes empresas já
patrocinaram a entrega de Salas de Leitura, e acima de 200 órgãos públicos,
envolvidos na identificação de oportunidades para doação de acervo, apoiam a
implantação do projeto.
A fim de aproximar o público
da literatura brasileira, as Salas de Leitura homenageiam autores nacionais.
Este ano, o escritor prestigiado é Fernando Sabino, pelos 40 anos de sua obra
“O Grande Mentecapto”.
O projeto Sala de Leitura
qualifica a mão de obra local para atuar nas bibliotecas, por meio de
estratégias pedagógicas pontuais. A primeira delas é o Workshop Motivacional de
Gestores Públicos, voltado para as instituições contempladas. A segunda é a
Capacitação de Agentes de
Leitura, na qual, representantes da instituição e da comunidade são capacitados
para atuarem como agentes de leitura indicados pelos gestores públicos. A
terceira ação são as Vivências Literárias, uma estratégia que visa a motivar a
instituição receptora a planejar e realizar eventos literários na comunidade.
O projeto contribui para
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, com
atividades que visam à inclusão social, a redução das desigualdades sociais e a
diminuição da pobreza em todas as suas formas. Está em sintonia com o
conceito contemporâneo criado pelo do australiano Jon Hawkes, que em 2001
convenceu o mundo que a Cultura é o quarto pilar da sustentabilidade, já
que todo e qualquer desenvolvimento socioeconômico precisa ser
acompanhado de vitalidade cultural, movido pela proatividade e engajamento
dos cidadãos, aumento do capital e da coesão social, valorizando os legados
históricos e promovendo a consolidação das identidades culturais
regionais.
“Nosso projeto pretende
demonstrar que ao valorizar a dimensão do universo literário, contribui para
criar uma cultura de sustentabilidade a partir do ambiente escolar e de
produção de conhecimento, onde as lições aprendidas perduram para o resto de
nossas vidas”, conclui Cristina Oldemburg.
Sobre o Instituto Oldemburg
Em 2003, Cristina Oldemburg
criou o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento (IOD), por meio do qual
desenvolve o projeto Leitura Para Todos / Sala de Leitura, que implementou
Salas de Leitura em 24 estados brasileiros, beneficiando instituições como
escolas públicas, associações de bairro, hospitais, presídios e outras
entidades, permitindo que estas tenham acervos próprios, abertos à comunidade
local, com obras nacionais e estrangeiras de diferentes áreas de interesse.
É uma entidade sem fins
lucrativos, que nasceu com o objetivo de planejar e executar projetos
socioculturais capazes de transformar positivamente a realidade em que vive uma
grande parcela da população brasileira, a partir do acesso à educação e ao
conhecimento.
O IOD tem como meta pensar o
homem em suas potencialidades de crescimento pessoal e profissional,
incentivando jovens colaboradores a formação de um comportamento empreendedor e
estimulando empresas a participarem de ações efetivas que possam ajudar a
construir, diariamente, os alicerces da cidadania em nosso país.
Em outubro de 2007, foi
conferida pelo Ministério da Justiça a qualificação de Organização da Sociedade
Civil de Interesse Público (OSCIP) ao Instituto.
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