Luciene Lopes Baptista*
Neste período de quarentena, muitas pessoas precisaram adaptar a dinâmica de trabalho para evitar a contaminação pelo Coronavírus. O isolamento social se tornou imperativo para conter a velocidade de contágio e a possível disseminação da doença, medidas adotadas pelas autoridades de saúde como prevenção, principalmente para não afetar as pessoas mais vulneráveis, que fazem parte dos grupos de risco.
Nestas circunstâncias, o
afastamento físico do trabalho determinou, em muitos casos, a prática do
trabalho em Home Office, modalidade que se caracteriza pela realização das
atividades profissionais na residência do trabalhador.
Diante dessa realidade, é
importante lembrar que a realização do trabalho no ambiente doméstico requer
alguns cuidados e condições para que seja efetivo o resultado. Neste sentido, é
necessário destacar dois blocos de atenção: as condições e os cuidados
relacionados ao ambiente em que o trabalho será realizado, e também em relação
ao comportamento dos profissionais que exercerão as atividades em casa.
Para realizar as atividades
profissionais de casa, é necessário reservar um espaço privado e adequado ao
exercício das funções, que disponha de todos os mecanismos essenciais para a
boa realização do trabalho. Além de acesso à internet e ao telefone, os
trabalhadores devem dar atenção especial e verificar questões como iluminação,
temperatura e o nível de ruídos do ambiente, além de um mobiliário que garanta
conforto e postura adequada ao esforço físico e psíquico que será requerido.
Assim, será realizado um trabalho mais produtivo, sem comprometer a saúde do
trabalhador.
O segundo bloco de cuidados e
condições para se trabalhar em casa, tem a ver com a pessoa que vai realizar a atividade
profissional, pois são necessárias algumas competências comportamentais para
manter-se focado no trabalho estando em casa. Por exemplo, a disciplina que
representa a capacidade de manter-se comprometido com o cumprimento das
atividades planejadas, respeitando a carga horária de trabalho.
Outras duas competências
importantes são a organização, fundamental para otimizar as tarefas do dia a
dia, e a gestão do tempo, para dividir de maneira equilibrada todos os afazeres
do dia, de trabalho, de dar atenção aos familiares e também aos cuidados com a
casa.
Por fim, a última dica valiosa
é em relação aos cuidados com a saúde. Para se trabalhar em casa acumulando os
papéis de profissional e membro da família, é necessário ter muita saúde física
e mental. Então, requer dormir bem, se alimentar de forma saudável e fazer
exercícios físicos.
(*)Professora do Curso de
Gestão em Recursos Humanos da FMP/Fase.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.