Movimento acontece em mais de 100 países
A proposta é repensar o mercado da moda
Este ano, a Rua Teresa, em Petrópolis, um dos
maiores e mais importantes polos de moda do estado do Rio de Janeiro, abraçou o
movimento global Fashion Revolution. Acontecendo em mais de 100 países,
simultaneamente, a ideia é trazer mais consciência aos consumidores de moda
sobre os impactos socioambientais do setor, incentivar a transparência do
processo de produção, fomentar a sustentabilidade, além de celebrar as pessoas
que produzem as roupas.
“Somos um polo de moda
importante no estado. As marcas da Rua estão conectadas com o que
acontece no mundo e não poderíamos deixar de participar dessa semana de
reflexão sobre o nosso papel na sociedade. Moda não é só vender roupas. É
valorizar o trabalho de cada setor de produção, é provocar uma transformação
positiva nas pessoas. Temos que entender que nossas atitudes tem um impacto no
mundo e precisamos refletir por qual tipo de impacto queremos ser lembrados”,
afirma Denise Fiorini, presidente da Associação da Rua Teresa (ARTE).
Desde segunda-feira (20.03) a
Rua Teresa vem promovendo uma série de ações de forma digital através do perfil
no instagram @ruateresaoficial. Com o isolamento social imposto pela
crise sanitária causada pela Covid-19, a ARTE decidiu aderir ao movimento pela
web.
Promovendo reflexões como
“Quem fez minhas roupas?”, expondo o processo produtivo nas confecções e
revelando atitudes sustentáveis das marcas, a Rua quer mostrar que a
moda pode ser transparente em seus processos.
“Na Brazen, por exemplo,
grande parte da matéria-prima utilizada nas peças é biodegradável, além de
possuírem tecnologia anti-odor, diminuindo a necessidade de um número maior de
lavagens após o uso. Nossa preocupação é entregar produtos que tenham, além de
informação de moda, menor impacto no meio ambiente”, revela Nathalia Neumann
Duriez Mendes, empresária da Rua Teresa.
Para acompanhar todas as ações
que a Rua Teresa está promovendo durante a semana Fashion Revolution (20
a 26 de abril de 2020) siga nosso perfil @ruateresaoficial.
Como nasceu o Fashion Revolution?
O movimento foi criado após um
conselho global de profissionais da moda se sensibilizar com o desabamento do
edifício Rana Plaza em Bangladesh, que causou a morte de 1.134 trabalhadores da
indústria de confecção e deixou mais de 2.500 feridos. A tragédia aconteceu no
dia 24 de abril de 2013, e as vítimas trabalhavam para marcas globais, em
condições análogas à escravidão.
Realizado inicialmente no dia
24 de abril, o Fashion Revolution Day ganhou força e hoje tornou-se a
Semana Fashion Revolution, que conta com atividades promovidas por núcleos
voluntários, em mais de 100 países.
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