Déficit em seus estoques de mais de 50%
Banco de Sangue faz alerta e solicita doadores
"Estamos atravessando uma situação muito crítica, pois temos estoque suficiente para apenas 12 dias, sendo que o ideal seria uma cobertura, de pelo menos 20 dias, para que possamos atender aos pacientes com segurança", explica Vinicius Pereira, captador do Banco de Sangue Santa Teresa, informando ainda que o sangue O- enfrenta uma situação pior, com apenas 6 dias de cobertura.
Segundo o captador, há uma preocupação frente a esse cenário, pois se os doadores não se mobilizarem, pode faltar sangue, colocando em risco a vida de inúmeros pacientes em tratamento.
"Estamos enfrentando um déficit em nossos estoques que ultrapassa a marca dos 50%. Isso está ocorrendo porque as pessoas estão com medo de sair de casa para doar sangue. Mas é preciso que elas saibam que estamos tomando todas as medidas de segurança e proteção. E que o sangue, em muitos casos, é a única esperança de vida, para o qual não existe nenhum substituto", ressalta Vinícius.
Ao mesmo tempo em que há menos doadores disponíveis, a demanda por sangue nos hospitais vem aumentando. Somente na última semana, o registro foi 39% maior em relação aos períodos anteriores. "Isso vem ocorrendo porque alguns hospitais voltaram a atender aos procedimentos cirúrgicos eletivos e não apenas situações emergenciais", explica Vinícius.
Torcedores do Flamengo vestem a camisa da solidariedade
A solidariedade está no coração de todos! É essa mensagem que a campanha Raça, Amor e Sangue, encabeçada pelos torcedores do Flamengo quer passar e mostrar que todos podem e devem doar sangue, principalmente neste momento de isolamento social.
Até 30 de maio, o Banco de Sangue Santa Teresa realiza a 17ª edição da campanha de doação de sangue com torcedores, simpatizantes e os próprios jogadores do Mengão.
"Contamos com a adesão de todos neste momento tão importante que estamos atravessando. É importante ressaltar que não há riscos de contágio durante o processo de doação. Ser solidário é agir com o coração, assim, todos seremos vencedores", reforça Vinícius Pereira.
Os primeiros doadores serão presenteados com uma camisa exclusiva da campanha Raça, Amor e Sangue: Maior campeão do mundo também na solidariedade, em Petrópolis.
Leia também:
Banco de Sangue em Petrópolis entra em campo para salvar vidas
Alerta vermelho para a falta de doações de sangue em Petrópolis
Clínica em Petrópolis realiza campanha para arrecadar alimentos para pacientes carentes
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.