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700 estabelecimentos em Petrópolis

 Empregam 5 mil pessoas 


A reabertura dos restaurantes nesta sexta e a previsão de retomada do funcionamento dos bares, na próxima terça-feira (13) acontece com o setor sendo ainda mais rigoroso na aplicação de novas práticas para garantir a segurança sanitária de clientes e funcionários.

 

Petrópolis tem perto de 750 bares e restaurantes que empregam cerca de cinco mil pessoas, um segmento importante e um dos mais duramente atingidos com a pandemia.

 

 No Brasil, o setor é responsável por 2,7% do PIB nacional, empregando diretamente seis milhões de pessoas.  Para o Petrópolis Convention & Visitors Bureau, é importante que todo o setor esteja consciente dos procedimentos nesta nova fase.

 

Os restaurantes funcionam agora de 7h às 22h, mesmo horário em que os bares também irão abrir a partir de terça-feira.  Com a limitação de distanciamento de 1,5 m entre as mesas e cosumo de bebidas alcoólicas apenas pelos consumidores sentados há uma redução considerável de clientes permitindo aos estabelecimentos operarem com segurança.

 

“O ideal é que o consumidor consciente escolha o local de sua preferência, faça seu consumo e retorne para casa. Isso garante bares e restaurantes abertos e a manutenção de empregos.  Apoiamos as regras municipais e a fiscalização feita garantindo que as determinações sejam cumpridas, beneficiando toda uma cadeia econômica”, afirma Fabiano Barros, presidente do PC&VB.

 

De acordo com Fabiano Barros, os associados ao Convention Bureau têm a preocupação de cumprir as regras e eles devem ser usados como exemplo de adaptação pelos demais.

 

“É uma luta de todos manter o bom funcionamento, as regras de segurança para continuarmos operando.  Os que deixam de cumprir as determinações acabam comprometendo todo o segmento. Nossa meta é mostrar que o PC&VB e seus associados incentivam o cumprimento das leis para que todos ganhem com uma boa prática”, afirma Fabiano Barros.

 

Entidades que representam a categoria de empresas elaboraram cartilhas com recomendações e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), usadas para nortear os estabelecimentos.

 

E muitos foram além das recomendações agregando novidades e práticas  diferenciadas como cardápios digitais e descarte de máscaras em compartimentos nas mesas.

 

Além disso, o setor em Petrópolis investe em novas formas de relacionamento com os clientes que vieram para ficar como o delivery, takeaway e o drive thru.  “O que não falta é oportunidade segura de consumir seus produtos preferidos presencialmente ou em casa, com segurança e consciência de que medidas sanitárias preservam vidas”, completa Fabiano Barros.

 

 

Peper Bar



Itens e ações de prevenção nos restaurantes

 

Uso de máscaras e medição da temperatura

Obrigatoriamente, os clientes devem entrar nos restaurantes de máscaras e têm a temperatura medida. As máscaras precisam ser mantidas nos rostos até a acomodação nas mesas. No caminho ida e volta ao toilette, igualmente devem ser colocadas.

 

Álcool em gel

Na entrada dos restaurantes foram colocados dispensers com álcool em gel. Algumas casas também mantém álcool em gel nas mesas e, obrigatoriamente, todas têm à disposição nos sanitários.

 

Funcionários

Obrigatoriamente todos de máscaras e em alguns estabelecimentos, de acordo com as funções desempenhadas, também de luvas

 

Descartáveis

A maioria dos restaurantes tem optado por copos, talheres e guardanapos descartáveis pré-embalados.

 

Layout do restaurante

A disposição dos lugares precisa observar 1,5 m de distância entre as mesas. Assim, o layout dos espaços foi modificado o que também garante ao funcionário distanciamento para o atendimento.

Algumas casas trabalham com divisórias entre mesas e/ou lugares e não estando mais no verão, a ventilação é mantida com portas e janelas abertas para uma circulação de ar natural e permanente, sem uso de ar-condicionado.


Cobrança

Maquininhas devem ser envelopadas com filme plástico e higienizadas com o álcool em gel 70% após cada uso. Em caso de contato com dinheiro em espécie, o garçom higieniza as mãos após o manuseio.

 

Cardápio

Algumas casas optaram por abolir o menu físico escrevendo os itens em uma lousa, por exemplo. Há ainda os modelos plastificados que podem ser higienizado após o uso. Outra ideia que avança é o uso de um cardápio digital, que o cliente pode acessar lendo um 'QR Code' (código de barras bidimensional) por celulares equipados com câmera.

 

Investimento em treinamentos

Os funcionários dos restaurantes passaram por treinamento específico para o atendimento com indicações de cuidados com a própria higiene no trabalho como do ambiente e para resguardar os clientes.

 

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