Empresas dos setores de telecomunicações, serviços essenciais e
financeiros lideraram o ranking de queixas registradas pelo Procon
Petrópolis no mês de maio. Ao longo dos 31 dias, o órgão de defesa do
consumidor recebeu um total de 91 reclamações fundamentadas, que são
aquelas que não são resolvidas após a fase inicial de apuração.
A Telemar Norte Leste aparece em primeiro lugar no ranking de
reclamações, com quase 14 por cento de todos os atendimentos realizados pelo
Procon Petrópolis. Duas concessionárias de serviços essenciais, Enel e Águas do
Imperador, ficaram com o segundo e terceiro lugares (11 e 6 por cento) entre os
consumidores descontentes com os serviços.
Os assuntos financeiros também estiveram na pauta do Procon
Petrópolis. Bancos e financeiras foram alvos de contestação para 35
petropolitanos, sendo que em sua maioria cobranças consideradas abusivas pelos
consumidores. Entraram na estatística do órgão produtos, planos de saúde e
serviços privados, que corresponderam a 20 por cento no universo de
reclamações.
“Os números de maio representam o momento em que as pessoas
enfrentam dificuldades em honrar seus compromissos. Além disso, as instituições
cobradas não aliviam na hora de cobrar juros, quando não cometem erros contra o
consumidor. O Procon Petrópolis tem agido com muito rigor na cobrança dos
direitos e proteção ao consumidor, doa a quem doer”, ressaltou o Coordenador do
Procon Petrópolis, Jorge Badia.
Sobre a movimentação dos petropolitanos no Procon nos quase 30
dias do mês, o Coordenador destacou que o órgão segue com credibilidade junto
ao público, razão pela qual mais de 160 pessoas procuraram um auxílio para
resolver a sua demanda. Segundo Badia, funcionários especializados recebem as
reclamações pelos canais de atendimento nesses tempos de pandemia, em que uma
boa parte do público tem evitado ir às ruas.
“Os problemas acontecem o tempo todo nessa relação de consumo. O
Procon Petrópolis tem cumprido sua missão. Por isso, estamos à disposição para
atender da melhor forma possível e encontrar soluções que satisfaçam plenamente
o consumidor”, finalizou o coordenador.
O petropolitano pode agendar uma reunião presencial para relatar
seu problema ou tirar dúvidas sobre alguma compra realizada pelos números (24)
2246-8469, 2246-8471, 2246-8473, 2246-8475, 2246-8477, 2246-8470, 2246-8472,
2246-8474 e 2246-8476. O agendamento também pode ser feita através do e-mail
procon@petropolis.rj.gov.br. O Procon funciona na rua doutor Moreira da
Fonseca, número 33, no Centro Histórico.
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