Última edição da pesquisa de Impacto, realizada pelo Sebrae em
parceria com a FGV, revela que, quando o assunto é comércio eletrônico, porte
da empresa se sobrepõe ao segmento de atuação
As vendas pela internet aumentaram com a pandemia do coronavírus e estão sendo responsáveis por parte significativa das vendas de produtos e serviços dos pequenos negócios. A 11ª edição da pesquisa “O Impacto da pandemia do coronavírus nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), detectou que mais da metade do faturamento de 1/3 dos microempreendedores individuais (MEI), que atuam nesse mercado, provém dessa fonte. Entre os donos de micro e pequenas empresas esse percentual cai para 22%.
De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, vender pela
internet foi um dos caminhos encontrados por cerca de 70% dos donos de pequenos
negócios para driblar a crise, que obrigou que diversos estados determinassem
medidas restritivas para conter a proliferação da Covid-19. “A necessidade de
inovar e descobrir novas alternativas para manter a renda permitiu que muitos
empreendedores passassem a ter a principal parte de seu faturamento nas vendas
online. O curioso é que o público que mais tem se beneficiado é justamente o
dos microempreendedores individuais”, enfatiza.
“O MEI depende mais das ferramentas digitais do que as micro e
pequenas empresas. A pesquisa mostra que, quando o assunto é comercialização de
produtos de forma online, pesa mais o porte do negócio do que o segmento de
atuação dos empreendedores”, destaca Melles. Entre as 21 atividades analisadas,
em 14, a importância do comércio eletrônico no faturamento foi maior para os
MEI. Mais da metade dos microempreendedores individuais do Turismo alegaram ter
mais de 50% das vendas oriundas da internet, seguidos pelos da Economia
Criativa (46%), Indústria Alimentícia (45%) e Artesanato (43%).
Em uma outra edição da pesquisa de Impacto, o Sebrae já havia
detectado que a plataforma Whatsapp é a preferida pelos empreendedores que se
inseriram no mundo virtual, com 84% de adeptos. Cerca de 90% das empresas que
exercem atividades como Artesanato, Beleza e Moda, e que digitalizaram sua
comercialização, usam esse recurso para vender seus produtos e serviços.
Instagram e Facebook são as próximas opções, com 54% e 51%, respectivamente e
apenas 23% dos negócios vendem por sites próprios.
Presença Digital
O Sebrae dedica o mês de julho à temática da presença digital. Ao
longo de todo o mês, será realizada uma série de atividades voltadas ao debate
sobre a importância da transformação digital nos pequenos negócios. A pesquisa
de Impacto da Pandemia nas MPE mostra que quem aderiu às vendas online e soube
explorar melhor as ferramentas sentiu menos as consequências da crise. A
comercialização de produtos pela internet foi acelerada pela pandemia. Por
isso, conheça todas as soluções de gestão disponibilizadas, gratuitamente, pelo
Sebrae e acompanhe a programação nas redes sociais da instituição.
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