A passagem de uma frente fria pela Região Sudestes deixa instável a condição do tempo no município e coloca as equipes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias em estágio de atenção. A partir de hoje e ao longo do fim de semana, o órgão reforça o plantão mantendo quatro equipes destacadas para o suporte em caso de ocorrências pela cidade. De acordo com o serviço de meteorologia da Defesa Civil, a previsão é de chuva com intensidade entre moderada a forte de forma localizada.

 

A orientação é para que a população fique atenta aos alertas emitidos ou até mesmo, acionamento de sirenes pela Defesa Civil. Em caso de identificação de situação de risco, as equipes devem ser acionadas pelo número de telefone 199. Durante o sábado (11), a previsão se mantém com céu encoberto a parcialmente nublado com nevoeiros. É possível o registro de pancadas de chuva moderada a forte, com raios a qualquer momento do dia, principalmente à noite.

 

“Desde ontem estamos com nossas equipes de sobreaviso. Tendo em vista a previsão de instabilidade do tempo na cidade, nós dobramos o nosso efetivo para atender possíveis ocorrências e estamos com planejamento feito para todo o fim de semana, até que a cidade retome o estágio de normalidade”, destacou o subsecretário da Defesa Civil, o tenente coronel Marcelo Abreu.

 

Na noite da última quinta-feira (9) a Defesa Civil emitiu o primeiro aviso chamando a atenção para o registro de chuva forte na cidade. As regiões do Vila Felipe, Independência, Dr. Thouzet, Coronel Veiga e São Sebastião registraram índices de volume de chuva que variaram entre 23.4mm/h a 27mm/h. “Nosso alerta é motivado pela passagem de uma frente fria, que provoca mudança no tempo da cidade. São esperados volumes elevados de chuva. Os maiores acumulados são previstos para o período da tarde e noite de hoje e amanhã”, pontua a meteorologista, Hana Silveira.

 

A Defesa Civil conta com equipes e sistemas de monitoramento que auxiliam no acompanhamento das mudanças do tempo e do impacto da chuva na cidade de forma constante. Por meio das câmaras do Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis (CIMOP) os técnicos visualizam a situação das vias da cidade e, em caso de possibilidade de alagamentos, as equipes são deslocadas para o bloqueio de tráfego e orientação da população.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE