Museu Casa do Colono / Foto: Divulgação |
O Museu lança convocatória durante a semana da Primavera dos Museus e busca parceiros que queiram colaborar com o espaço
O Museu Casa do Colono, dentro do Projeto HUB+, convoca pessoas físicas e jurídicas, que atuam na área da acessibilidade e com pessoas com deficiência para debater, apoiar e pensar um museu mais acessível, inclusivo e participativo. A convocatória será lançada dentro da Programação da 15ª Primavera dos Museus, que em face à pandemia, nesta edição propõe como tema – Museus: perdas e recomeços, uma reflexão sobre a atuação dos museus nesse momento tão delicado.
O Museu Casa do Colono já atua no fortalecimento de parcerias, principalmente com as universidades e institutos da cidade, colocando-se como campo de estudo para diversos temas de pesquisa. Agora, a partir da mentoria de Acessibilidade do Programa HUBMAIS, sob orientação do consultor Osvaldo Emery, arquiteto e especialista em Acessibilidade Cultural pela UFRJ, técnico e pesquisador da Secretaria Especial da Cultura/ Ministério do Turismo, o museu busca mapear quem atua e quem pode colaborar na área de acessibilidade na cidade, bem como dar legitimidade e alcançar o público com deficiência.
“Acreditamos e defendemos o princípio básico da acessibilidade, a partir do lema ‘Nada sobre nós, sem nós’, isto é, nenhum resultado, de uma discussão, política pública, programa, e etc., a respeito das pessoas com deficiência, poderá ser debatido sem a plena participação e o aval das próprias pessoas com deficiência, principal grupo atingido por essa proposta”, disse Ana Carolina Maciel, museóloga da prefeitura de Petrópolis, que atua no Instituto Municipal de Cultura (IMC), ressaltando a participação de toda equipe do Museu Casa do Colono - servidores como voluntários e colaboradores - na capacitação.
Quem tiver interesse em fazer parte dessa rede ativa e potente para pensarmos em conjunto como acessibilizar o Museu Casa do Colono, encaminhar o nome e principais contatos para o e-mail casadocolonomuseu@gmail.com, até o dia 30 de setembro de 2021. Para saber mais sobre o projeto HUBMAIS e os museus selecionados, acessar o site: www.projetohubmais.com.br.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.