Museu Imperial (Foto: divulgação) |
Nos dias 21,23 e 24 de setembro, o Museu Imperial participará da 15ª Primavera dos Museus. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus, marca o início da estação e reúne diversas instituições museológicas do país.
Através do tema, “Museus - perdas e recomeços”, a Primavera convida-nos a refletir sobre a guarda das memórias e a função dos museus em um período de tantas perdas, anunciando, como em outras vezes na história da humanidade, que o momento que vivemos se tornará um alicerce para o recomeço.
Iniciando a programação, na terça-feira, 21/09, o sobrado do Palácio Imperial de Petrópolis será reaberto ao público. Além das alas esquerda e direita, a partir do dia 21, os visitantes poderão conferir o segundo pavimento, onde estãoo quarto de dormir dos imperadores d. Pedro II e d. Teresa Cristina, o quarto de solteira da princesa d. Isabel, o gabinete do imperador d. Pedro II e outros espaços. Para conhecer o Palácio, é necessário fazer o agendamento pelos telefones 24 2233-0313 e 24 2233-0345, disponíveis para o atendimento de segunda a sexta, das 9h às 17h. A visitação acontece de terça a sábado, das 10h às 16h, com ingressos a R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Mais informações:museuimperial.museus.gov.br/agendamento
Na quinta-feira, 23/09, às 16h, o canal do Museu Imperial, no YouTube, transmitirá a live“Museus - perdas e recomeços”. Leandro Garcia, integrante da Área de Pesquisa do MIMP, receberá Lara Sayão, doutora em Filosofia da Educação (UERJ), professora de Filosofia da rede estadual e do Colégio Santa Isabel, e Catarina Maul, escritora, editora, produtora cultural e gerente do Centro de Cultura Raul de Leoni, para um debate sobre o tema da Primavera.
Na sexta-feira, 24/09, encerrando a programação, o Núcleo de Atividades Educativas do Museu Imperial promoverá uma oficina virtual de papel machê. Dividida em 4 videoaulas, a atividadeé gratuita, destinada a crianças a partir de 6 anos e possui vagas limitadas. As inscrições serão feitas entre os dias 17 e 21 de setembro pelosite da instituição (museuimperial.museus.gov.br/papelmache).
É importante que os responsáveis pelas crianças tenham a disponibilidade de retirar no dia 24/09, no Museu Imperial, os materiais que serão distribuídos para realização da oficina. Aos inscritos, será enviado e-mail de confirmação com as instruções para retirada dos kits e o desenvolvimento da atividade. As obras produzidas farão parte de uma exposição virtual no site do museu e as crianças que cumprirem todas as etapas também receberão um certificado de participação. Mais informações através do site do MIMP ou pelo e-mail: mimp.educacao@museus.gov.br.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.