Consultas em pediatria e clínica médica nas UBS e no Centro de Saúde do Itamarati já são marcadas de forma online desde agosto
Consultas odontológicas e de enfermagem agora também poderão ser marcadas pela internet através do sistema Consulta Fácil. Segundo o prefeito Hingo Hammes, o serviço, que busca facilitar o acesso da população aos atendimentos de Saúde, já permite o agendamento das novas especialidades a partir desta quarta-feira (13). O Consulta Fácil foi lançado no mês de agosto, oferecendo marcação de consultas em pediatria e clínica médica nas UBSs Itaipava, Pedro do Rio, Araras, Retiro, Mosela, Morin, Quitandinha, Independência e no Centro de Saúde do Itamarati.
“Começamos com o agendamento de consultas médicas e, agora, estamos incluindo também o atendimento com enfermeiros e dentistas. O Consulta Fácil é uma ferramenta importante, que facilita e agiliza a marcação, acabando com as filas nas unidades de saúde para realizar os agendamentos. A nossa intenção é ampliar o serviço para todas unidades de atenção básica”, frisa o prefeito Hingo Hammes.
“Para marcar a consulta, basta acessar o site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) e clicar no banner “Consulta Fácil”, inserir seus dados e fazer o agendamento. A intenção é utilizar a tecnologia para facilitar a vida dos usuários do SUS. Com o agendamento remoto, a pessoa consegue marcar a sua consulta de casa, do trabalho, ou de onde estiver”, pontua o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.
Os agendamentos com as equipes de enfermagem incluem exames preventivos e de acompanhamento do pré-natal, acompanhamento do desenvolvimento e crescimento de crianças (puericultura), entre outras atividades. Nas consultas odontológicas é realizado o atendimento ambulatorial dos pacientes, e inclusão na rede de Saúde do município.
Além da marcação de consultas pela internet, a Prefeitura também já oferece sistema que permite que o usuário receba informações sobre marcação de exames e consultas com especialistas via WhatsApp. A Secretaria de Saúde destaca que, para isso, é fundamental que as pessoas mantenham atualizado junto às unidades de saúde o número do celular com acesso a mensagens via WhatsApp. Caso o usuário não possa comparecer para a consulta na data marcada, ele tem ainda a possibilidade de desmarcar a consulta, liberando a vaga para que outro paciente seja atendido.
O Consulta Fácil permite que a Secretaria de Saúde melhore o monitoramento do funcionamento da rede de Saúde. O histórico com informações dos pacientes fica gravado e todos os agendamentos ficam registrados, o que permite, por exemplo, verificar casos de faltas recorrentes de um mesmo usuário, ou ainda se estão ocorrendo faltas em uma mesma unidade de saúde.
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