Pessoas que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca até o dia 20 de setembro podem receber a segunda dose do imunizante a partir de terça-feira (16/11). A exemplo do que foi feito com em relação ao imunizante do laboratório Pfizer/BioNTec, a antecipação da segunda dose da AstraZeneca segue as orientações do Ministério da Saúde, que reduziu o intervalo entre a primeira e segunda dose das vacinas de 12 para oito semanas. No mês passado a Secretaria de Saúde já havia antecipado a aplicação de vacinas da Pfizer.

 

“Com a redução do intervalo entre primeira e segunda doses da AstraZeneca estamos avançando mais uma etapa para termos o maior número de petropolitanos com o esquema de vacinação completo o mais breve possível. A cidade tem hoje mais de 189 mil pessoas que receberam a segunda dose ou a dose única da vacina, o que representa 71% da população maior de 12 anos com o esquema de vacinação completo. Cada passo é importante para que possamos preservar a saúde das pessoas”, destaca o prefeito Hingo Hammes.

 

“Assim como foi feito com a antecipação da segunda dose da Pfizer, a Divisão de Imunização  fez todo um planejamento para a antecipação da vacina da AstraZeneca, considerando a data de aplicação das primeiras doses, a quantidade de vacinas do laboratório disponíveis em estoque e a chegada de novos lotes desta vacina. Este planejamento é fundamental para a vacinação siga de forma organizada, com a garantia de que todos encontrarão a vacina no momento em que chegarem ao posto para concluir o processo de imunização”, completa o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho, lembrando que, assim como no caso da Pfizer, a antecipação será feita de forma escalonada.

 

A orientação da Secretaria de Saúde é para que as pessoas vacinadas com a AstraZeneca verifiquem no cartão de vacinação o dia em que receberam a primeira dose e acompanhem as informações divulgadas pela Secretaria de Saúde para verificarem a data para receber a segunda dose. 

 

No momento da vacinação, a pessoa deve apresentar o cartão de vacinação, para que os dados referentes a primeira dose sejam conferidos pela equipe, CPF e documento de identidade com foto.

 

A segunda dose é aplicada no mesmo local em que a pessoa recebeu a primeira e não é necessário agendamento.

 

Até quarta-feira (10/11) 237.690 pessoas receberam a primeira dose, 182.742 receberam a segunda dose, 6.805 pessoas receberam a vacina em dose única e 24.066 pessoas receberam a dose de reforço dos imunizantes.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE