Rubens Bomtempo e Paulo Mustrangi com os secretários (Foto: PMP)


 

O prefeito eleito de Petrópolis, Rubens Bomtempo (PSB), deu início ao seu quarto mandato no último sábado, dia 18. Em solenidade realizada na sede da prefeitura, o prefeito e o vice, deram posse, aos novos integrantes do primeiro escalão do governo municipal. Entre os nomeados, Bomtempo apostou em alguns nomes que já trabalharam nas gestões anteriores.  Cinco mulheres foram escolhidas para liderar pastas.

 

“Um governo voltado para quem mais precisa, com uma equipe que mescla experiência e juventude para resgatar as políticas públicas que deram certo e, ao mesmo tempo, olhar para o futuro, com ideias novas para fazer de Petrópolis uma cidade mais igual, justa e solidária: é com este foco que o prefeito Rubens Bomtempo assume a gestão municipal para o seu quarto mandato”, disse o município em nota.


  

Confira o perfil dos integrantes da nova equipe de governo:

 

Prefeito: Rubens Bomtempo

Rubens Bomtempo é médico e tem 59 anos. Filho do médico, o saudoso Dr. Rubens de Castro Bomtempo, é casado e tem dois filhos. Iniciou a vida pública como diretor do Hospital Nelson de Sá Earp, foi vereador e já exerceu o mandato de prefeito por três mandatos. Realizou grandes obras, como a recuperação e modernização do Hospital Alcides Carneiro, que ganhou nova maternidade e pediatria, a revitalização do Centro Histórico e 16 de Março, a nova rodoviária, gás natural, o centro da Moda da Rua Teresa, a chegada da UFF, Cefet, Cederj, Faetec, a construção de 30 escolas e creches, Postos de Saúde da Família e a criação do bilhete eletrônico. Bomtempo criou a Lei de Incentivos Fiscais, que facilitou a geração de milhares de empregos e foi responsável pelo maior aumento da arrecadação de ICMS da história de Petrópolis, o que corresponde a R$ 60 milhões a mais todo ano no caixa da Prefeitura. Em 2020, Bomtempo foi diretor técnico do Hospital Unimed, sendo o responsável por implantar os protocolos de atendimentos aos pacientes com sintomas de covid-19. Em 2021, exerceu mandato de deputado estadual, se destacando pela independência e postura firme em defesa dos interesses do Estado do Rio.


 

Vice-prefeito e secretário de Obras, Habitação e Regularização Fundiária e Serviços, Segurança e Ordem Pública: 

Paulo Mustrangi tem 62 anos, é casado e bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Com histórico de liderança no movimento sindical da cidade e longa experiência na vida pública, foi vereador, presidente da Câmara Municipal, deputado estadual e prefeito de Petrópolis, entre 2009 e 2012. Desde 2015, se dedicou à sua empresa, uma fábrica de massas artesanais localizada no Itamarati, bairro onde vive até hoje.


 

Secretária-chefe de Gabinete:

Luciane Bomtempo – Jornalista e advogada, foi assessora de comunicação da Secretaria de Saúde no governo Sérgio Fadel (1993-1996), assessora de imprensa no mandato de vereador de Rubens Bomtempo (1997-2000) e chefe de gabinete do governo Bomtempo em dois períodos - entre 2001 e 2004 e entre 2013 e 2016. Também foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).


 

Secretário de Fazenda:

Paulo Roberto Patuléa: O economista que atua na área contábil há mais de 50 anos leva a experiência de ter sido secretário de Fazenda nos três mandatos do governo Rubens Bomtempo. Entre as principais realizações, estão a atualização do Código de Posturas, a consolidação do Código Tributário Municipal e a independência financeira do município, com recordes no Índice de Participação dos Municípios (IPM).


 

Secretário de Saúde:

Marcus Curvelo – Foi diretor administrativo do Hospital Nelson de Sá Earp e, na gestão de Rubens Bomtempo, foi secretário de Saúde durante o ano de 2016. Ao redimensionar a rede de urgência e emergência do município, teve papel decisivo para impedir o fechamento das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), em meio à falta de repasses do Governo do Estado e a maior crise da história Rio de Janeiro. Além disso, implantou quatro Academias da Saúde; o terceiro turno, que estendeu o horário de funcionamento em Unidades Básicas de Saúde; e o Consultório de Rua.


 

Secretário de Defesa Civil:

Gil Kempers – Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, é graduado em Física e tem especializações em Gestão Integrada de Desastres por Sedimentos (feita no Japão) e em Sistemas de Alerta e Alarme Temprano (pela Escuela de Proteccion y Defesa Civil de Madrid). É formado no Curso de Nivelamento de Sistemas de Alerta e Alarme e foi comandante do 15° Grupamento de Bombeiro Militar, entre 2019 e 2020.


 

Secretária de Educação: 

Adriana de Paula – Servidora do município há 17 anos, é graduada em Pedagogia e especializada em gestão. Iniciou na rede pública de ensino em 2004, como professora da Escola Municipal Dom Manoel Pedro de Cunha Cintra, no Carangola, ocupando, posteriormente, cargos de gestão. Entre 2013 e 2016, foi diretora de Recursos Humanos e do Centro de Capacitação da Secretaria de Educação.


 

Coordenadoria de Planejamento Estratégico: 

Thiago Damaceno – Vereador por dois mandatos, entre 2008 e 2016, destacou-se por atuação combativa e direcionada aos interesses da população, principalmente de quem mais precisa. Coordenou a revisão do Plano Diretor, que contribuiu significativamente para o planejamento estratégico da cidade. Em seu segundo mandato na Câmara, foi líder do governo Bomtempo.


 

Secretário de Administração e Recursos Humanos: 

Ramon Mello – Advogado, foi assessor parlamentar do deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha, com atuação destacada no auxílio a projetos de lei e acompanhamento de temas relacionados à tributação, à administração pública e ao desenvolvimento econômico do Estado do Rio.


 

Procurador-geral do Município: 

Miguel Barreto - Advogado, professor universitário e da Escola de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Rio de Janeiro, é integrante efetivo do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB). Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Petrópolis e doutorando em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), é autor de livros e artigos jurídicos.


 

Controlador-Geral do Município: 

Thiago Gibrail– Advogado, foi coordenador do Procon Petrópolis entre 2013 e 2015, quando atendeu mais de 20 mil consumidores, notificou 490 empresas, autuou 32 estabelecimentos e ampliou a estrutura. Também foi diretor administrativo e financeiro da CPTrans.


 

Secretária de Assistência Social:

Karol Cerqueira – Advogada e ativista na área de direitos humanos, Karol Cerqueira foi coordenadora do Fórum Estadual de Mulheres Negras do Estado do Rio e teve atuação destacada no movimento cultural, urbano e periférico de Petrópolis, criando o primeiro “slam” da cidade – batalha de poesia falada que reúne cultura, arte e protesto social. No poder público, trabalhou no Procon municipal, auxiliando na reparação jurídica em relações de consumo; e no Transforma Petrópolis, plataforma voltada para o terceiro setor.


 

Presidente do Instituto Municipal de Cultura

Diana Iliescu – Presidente do Conselho Municipal de Cultura entre 2020 e 2021, representando a sociedade civil organizada, renovou o Plano Municipal de Cultura e trabalhou pela implantação da Lei de Incentivo à Cultura, além de ajudar a retomar a Petrópolis Film Comission e criar o Cadastro Municipal de Cultura. Também atuou na implantação do site Cultura Petrópolis e fiscalizou as políticas públicas voltadas para o setor.


 

Diretora-Presidente da Turispetro: 

Sílvia Guedon – Administradora de empresas e cerimonialista, trabalhou na área de comércio exterior e tem grande experiência no poder público, tendo atuado em diversas funções, como chefe do cerimonial, relações públicas, assessora especial para captação de recursos através da Lei Rouanet e diretora de Desenvolvimento Econômico.


 

Diretor-Presidente da Comdep:

Leonardo França – foi presidente da Comdep em 2016, quando reformou de mais de 40 quadras esportivas em comunidades; revitalizou diversas praças; criou o programa Pet Zero, que atuava na conscientização ambiental; ampliou o trabalho de coleta seletiva; organizou a cooperativa dos catadores de lixo; além de adotar uma política de resgate da dignidade e da autoestima dos funcionários da Companhia.


 

Diretor-Presidente da CPTrans:

Jamil Sabrá Neto – Graduado em Administração de Empresas com especialização em Finanças e mestrando em Administração Pública, Jamil Sabrá Neto atuou no setor privado em multinacional de logística, banco de investimento, consultoria estratégica e no terceiro setor. Foi vereador entre 2017 e 2020, quando criou projetos estruturantes em diversas áreas.


 

Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município: 

Claudinei Portugal – Servidor público da Prefeitura desde 1995, formado em Direito e foi presidente do Inpas na gestão de Paulo Mustrangi, entre 2009 e 2012.


 

Coordenador de Comunicação Social:

Philippe Fernandes – Jornalista, já atuou em assessoria de imprensa da Prefeitura de Petrópolis, em 2016; e para empresas privadas de diferentes setores de atividade, como política, economia, esporte e gastronomia. Foi subeditor do Diário de Petrópolis entre 2017 e 2020 e editor da Tribuna de Petrópolis ao longo de 2021.


Outros nomes:

Juvenil Santos - Coordenador do Gabinete da Cidadania

Tiago Ezequiel - Coordenador da Casa dos Conselhos

Carlos Alberto Muniz - Secretário de Meio Ambiente

(Atualização em 29/01/2022)


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE