Maria Laura Valdiviezo da Silveira e Eduardo Campos Papa (Foto: divulgação) |
Aluna do Colégio de Aplicação da UCP é aprovada em universidades no exterior e aluno publica artigo em inglês em revista científica
O resultado do trabalho desenvolvido com os alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Católica de Petrópolis (CAUCP) ganha projeção muito além dos muros da escola, com alcance, inclusive, internacional. A estudante do Ensino Médio, Maria Laura Valdiviezo da Silveira foi aprovada em duas universidades dos Estados Unidos e ainda aguarda resposta de uma terceira instituição no exterior. Já o jovem Eduardo Campos Papa, também do Ensino Médio, foi co-autor de um artigo científico escrito em inglês e publicado na Revista Conjucturas.
“É muito gratificante para toda a equipe do Colégio de Aplicação da UCP saber que uma estudante da nossa turma de 3ª série foi aceita em universidades americanas, sempre muito exigentes em seus processos de seleção. Com isso, confirmamos que estamos com resultados educacionais que permitem acesso dos nossos educandos, tanto às grandes universidades brasileiras, como também a instituições em outros países”, destaca o coordenador pedagógico do Ensino Fundamental II e Médio do CAUCP, Prof. Me. Daniel de Assis Caldeira.
A aluna Maria Laura, que acaba de se formar no Ensino Médio, passou para o curso de Animação na Savannah College of Art and Design (SCAD), que fica na Geórgia; e no Pratt Institute, no Brooklyn, Nova Iorque, para o curso de Ilustração. A estudante, que ainda aguarda resposta de uma terceira universidade, a School of Visual Arts, também em Nova Iorque, lembra sobre a rotina de estudos, que foi bastante diferente do normal em decorrência da pandemia, e destaca a agilidade e celeridade do CAUCP na implantação das aulas on-line.
“Foi muito importante a rapidez em que a escola se adaptou com as aulas on-line. Imediatamente começamos a usar as ferramentas e plataformas na organização das tarefas. Toda vez que precisava me organizar estava tudo corretamente na plataforma. Foi realmente um momento difícil, mas que foi facilitado pela adaptação super-rápida do CAUCP. Ter também os professores falando com você, isso ajudou muito no processo de aprendizagem”, pontua a aluna, que enfatiza a importância do papel do CAUCP ao longo de todo processo, especialmente nesse que foi vivenciado em um período atípico para todos.
“Eu estudo aqui há dois anos. Não foi um período muito longo, mas foi o momento que me impactou, pois no ano passado, com a pandemia, foi minha primeira experiência on-line. Mesmo que não tenha tido a oportunidade de ter aula presencial por muito tempo, as interações que tive realmente me fizeram sentir que eu sou bem-vinda aqui. É uma comunidade de professores e de alunos que estão prestes a te ajudar a qualquer momento, até nas aulas on-line”, frisa a jovem.
Aluno da 1ª Série participa de artigo em inglês publicado em revista científica
Com o Qualis A3, a Revista Conjucturas, especialista em artigos científicos, conta com um trabalho em inglês do aluno do CAUCP, Eduardo Campos Papa, da 1ª Série do Ensino Médio. O estudante é co-autor do artigo junto com três pesquisadores da UCP: a Profª. Drª. Ana Carolina Carius, o aluno do mestrado profissional em Gestão de Sistemas de Engenharia, Claro Ribeiro Pires e a aluna de Engenharia de Computação, Vanessa Moreira Wendling.
A pesquisa está relacionada à área de tecnologia da informática e trata-se da resiliência da internet em redes, onde atualmente, na pandemia, há uma necessidade do acesso contínuo às redes em virtude das várias tarefas realizadas pela internet.
“Meu interesse pela pesquisa começou pela indicação do professor Francisco e do coordenador Daniel que proporcionaram esse contato. Antes eu não tinha noção do que era uma pesquisa. Foi através do CAUCP que eu tive a oportunidade de iniciar este processo de aprendizado e de participar como bolsista. O sentimento é de satisfação e de alegria por contribuir com essa pesquisa de importância do engenheiro Claro Ribeiro Pires com a orientação da professora Ana Carolina Carius”, comemora o jovem pesquisador do CAUCP.
O trabalho é o primeiro de Eduardo, que é bolsista há três meses no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) do CNPq. Recentemente ele também produziu um artigo em conjunto com a turma do 1º Ano para a Revista Científica do CAUCP, projeto recém-lançado pela escola.
“O grande desafio da escola hoje é formar pessoas capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. É nesta perspectiva que a inserção do aluno de Ensino Médio em projetos de pesquisa se torna um instrumento valioso para estimular e iniciar a formação mais voltada para a área de pesquisa e, desde já, aproximando-o do ambiente universitário. No Colégio de Aplicação, os alunos vivem dentro desse ambiente e tem a oportunidade de participar de projetos de iniciação científica junto aos cursos de graduação e mestrado”, lembra o coordenador pedagógico do CAUCP, Prof. Me. Daniel de Assis Caldeira.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.