A maior parte dos chamados foi de quedas de árvores obstruindo vias |
Com registro de chuva de intensidade fraca a moderada, de forma contínua ao longo da noite desta sexta (31) e madrugada de sábado (1), a prefeitura, por meio das secretarias de Defesa Civil e Comdep, atuou para o atendimento de 15 ocorrências. A maior parte dos chamados foi de quedas de árvores obstruindo vias. Não houve danos a residências ou vítimas. Na manhã deste sábado, o prefeito Rubens Bomtempo percorreu alguns pontos da cidade para acompanhar a limpeza, liberação de vias e restabelecimento de serviços de energia e telefonia nas localidades atingidas.
A região do Vista Alegre, em Araras, foi uma das visitadas pelo prefeito, que acompanhou o trabalho dos agentes da Defesa Civil, Comdep e Enel. “Estamos reforçando nossas equipes para atender de forma célere todas as ocorrências que tivemos pela cidade ao longo dessa noite. Nesses primeiros dias de governo identificamos a necessidade imediata de um trabalho intensificado para a poda de árvores da cidade”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo, que busca o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro para a obtenção de caminhão específico para a realização de poda de árvore. “Identificamos que muitos dos casos de queda de árvore são resultados da falta do serviço de poda, que vamos retomar com esse apoio, tendo em vista que o caminhão da prefeitura, destinado a esse trabalho, foi encontrado quebrado pela atual gestão”, reforçou o prefeito.
Após percorrer os locais afetados, o prefeito esteve na sede da Defesa Civil para acompanhar as demais ocorrências registradas pela cidade. Até a manhã deste sábado, houve chamados de queda de árvore nas localidades da Fazenda Inglesa (2), Centro (2), Castelânea (1), Duarte da Silveira (1) , Bingen (1), Samambaia (1), Caxambu (1), Vale do Cuiabá (1) e Mosela (1). Houve registro de três deslizamentos em Corrêas (2) e Bataillard (1). Os agentes também atuaram em uma situação de risco de queda de poste no Vale do Cuiabá. “Estamos com nossas equipes reforçadas para realizar o atendimento de forma ágil por toda a cidade. Estamos em monitoramento contínuo para a identificação de riscos para a cidade. Pedimos que a população fique atenta aos nossos alertas e ao sinal de riscos, entrem em contato com 199”, destacou o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers.
Com a previsão de continuidade de chuva fraca a moderada para este sábado (01), com a possibilidade de afetar de forma mais intensa os terceiro e quarto distritos, a prefeitura estabeleceu um ponto de apoio na região de Barra Mansa. Como medida preventiva, agentes da Defesa Civil e Comdep montaram uma base de trabalho em Pedro do Rio para agilizar o atendimento a possíveis ocorrências pelas localidades. “Isso vai facilitar o acesso a essas regiões mais distantes e garantir o atendimento mais rápido para a população”, destacou o diretor-presidente da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), Leo França.
Até o momento, o maior acumulado de chuva foi no terceiro distrito, onde na região da Estrada do Cantagalo houve quase 40 milímetros nas últimas 24 horas. Para este sábado, a previsão é de céu encoberto a nublado, com chuva moderada durante o período. Para amanhã (2) as condições do tempo se repetem, com temperatura podendo variar de 17°C e máxima de 25°.
Acumulados de chuva:
1º Distrito: Barão do Rio Branco - 21.75 mm/24h, 58 mm/48h, 58.5 mm/72h, 60.5 mm/96h;
2º Distrito: Bonfim - 22.75 mm/24h, 50.25 mm/48h, 51.5 mm/72h, 54.75 mm/96h;
3º Distrito: Estrada do Cantagalo - 39.09 mm/24h, 70.66 mm/48h, 81.46 mm/72h, 103.26 mm/96h;
4º Distrito: Capim Roxo - 27.25 mm/24h, 53.75 mm/48h, 53.75 mm/72h, 60.5 mm/96h;
5º Distrito: Posse - 33.5 mm/24h, 64.75 mm/48h, 64.75 mm/72h, 77 mm/96h.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.