FAB-RJ / Fotos: Divulgação |
Com o intuito de preservar e difundir a cultura do Festival Folclórico de Parintins e do Boi Bumbá Caprichoso na região sudeste, acontece mais um encontro aberto ao público e gratuito promovido pela FAB – RJ. Desta vez será no próximo sábado (19), às 17, na Rua Riachuelo 125, no bairro da Lapa.
O primeiro evento deste ano ocorreu em 13 de fevereiro, no Museu de Arte Moderna (Rio), reunindo torcedores da região metropolitana do Rio, da cidade de Petrópolis e dos estados de São Paulo e Paraná. Na oportunidade também foi apresentado o núcleo regional da torcida do Boi Bumbá Caprichoso na cidade do Rio de Janeiro, que tem em sua diretoria a petropolitana Priscila Castro, diretora e coreografa da Cia & Studio de Dança Hip-Boi.
“No primeiro encontro que foi para apresentação e difusão da cultura amazonense, fomos convidados para participar. Depois veio o convite para o Hip Boi apresentar sua dança e, depois, veio a formalização do convite para eu integrar a diretora na função de Coordenadora de Coreografia. Eu estou muito feliz e me sinto muito honrada”, enfatiza Priscila.
Sobre a Cia de Dança Hip Boi
Fundada em 1999 em Petrópolis, pela bailarina e coreografa Priscila Castro, a Cia de Dança Hip Boi é pioneira no trabalho de pesquisa e divulgação do Festival Folclórico de Parintins. Com um trabalho singular totalmente inspirado e embasado na temática desenvolvido pelas Associações Folclóricas dos Bumbás Garantido e Caprichoso, o “Hip-Boi” busca difundir, divulgar e resgatar as belezas e riquezas culturais desta que é considerada há décadas, a maior festa folclórica da América Latina. A festa acontece sempre no mês de junho.
Sobre a FAB
A FAB-RJ núcleo regional da torcida do Boi Bumbá Caprichoso na cidade do Rio de Janeiro e se traduz em uma associação cultural que objetiva reunir torcedores e amantes da cultura amazônica e difundir a cultura nacional na região sudeste. Atualmente é a única torcida do boi bumbá Caprichoso fora do Estado do Amazonas, possibilitando um grande intercâmbio cultural com a sociedade em geral e com entidades parceiras. Desde 8 de novembro de 2018, o Complexo Cultural do Boi-Bumbá do Médio Amazonas e Parintins se constitui como Patrimônio Cultural do Brasil.
Festival de Parintins |
Festival de Parintins
O Festival Folclórico de Parintins, criado em 1965, é uma festa popular que acontece todos os anos no município brasileiro de Parintins, no interior do estado do Amazonas. O festival, considerado uma das maiores festas regionais do país, é reconhecido como Patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). As apresentações, que começam na última sexta-feira do mês de junho indo até domingo, simbolizam uma disputa a céu aberto entre duas agremiações folclóricas Boi Garantido (vermelho) e Boi Caprichoso (azul), que acontece no Centro Cultural de Parintins, mais conhecido como Bumbódromo, com capacidade para 35 mil espectadores.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.