Dra. Ana Luísa Aleixo |
Uma ação organizada por médicos oftalmologistas marcou a vida de cerca de 120 pessoas que perderam tudo nas chuvas de fevereiro em Petrópolis, na Região Serrana do Rio.
Com o apoio de um fabricante de lentes e óticas, estudantes e equipes percorreram abrigos que acolheram famílias atingidas pelo desastre natural e que perderam seus óculos, para rastrear a necessidade de consultas, exames e novos óculos.
O Arildo Furtado que é morador do Alto da Serra, saiu satisfeito depois de realizar a consulta oftalmológica. Trabalhador do ramo de marmoraria, ele espera recuperar a qualidade da visão. “Fiquei muito feliz! Eu não estava mais conseguindo enxergar os milímetros para executar o meu trabalho”.
A Gabriela Gomes, que é mãe da Beatriz de 10 anos, diz que o óculos vai auxiliar no desempenho escolar da filha e agradece pela iniciativa. “Ela reclamava que não conseguia enxergar o que estava no quadro e agora, vai ser um avanço pra gente”, diz.
Dona Maria Nazaré que morava na Vila Felipe, se emocionou durante a consulta. Com alguns problemas visuais, ela saiu da Oftalmo Clinica de Petrópolis, com data para receber o seu óculos.
“Eu estou muito feliz e não esperava isso. Estava esperando para ir ao médico e tentar fazer um óculos novo. Pra gente que ganha pouco é caro”, pontuou.
Segundo a médica oftalmologista Ana Luísa Aleixo, os pacientes foram cadastrados após visitas realizadas nos pontos de apoio que receberam vítimas da tragédia. “Essa pequena ação é uma forma da demonstrar apoio e união em prol desse movimento de solidariedade e resiliência, além de trazer um pouco de carinho para essas pessoas”, explica a oftalmologista.
Ações como essa são exemplos da mobilização da sociedade civil em relação as inúmeras demandas de quem perdeu tudo com as chuvas.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.