O Procon Petrópolis retomou nesta quinta-feira (24) os atendimentos na sede da autarquia. O prédio precisou passar por limpeza após as chuvas de domingo (20). Além dos atendimentos na Rua Doutor Moreira da Fonseca, nº 33, o órgão também intensificou a fiscalização a dois bancos, um na Rua do Imperador e outro na Paulo Barbosa, que foram multados, devido à demora no atendimento aos clientes.

 

Em um dos locais, a espera superou duas horas e meia com mais de 60 pessoas na fila, debaixo do sol. A legislação municipal determina que as agências bancárias devem realizar o atendimento em até 15 minutos, com exceção de véspera e pós feriado. O coordenador do Procon, Fafá Badia, lembra que os bancos não podem alegar que estão só com uma agência em funcionamento, pois é um risco de negócio. “Há poderio econômico para providenciar o que for necessário para atender bem o cliente”, disse.

 

“O que percebemos é que os problemas estão se avolumando. As gerências e os funcionários já não conseguem absorver a quantidade de consumidores. Tem que haver uma solução a nível de instituição, compreendendo que o público que utiliza os serviços deste banco, não possui, em sua grande maioria, acesso de forma virtual. São pessoas que necessitam do atendimento físico e muitas vezes com o auxílio de um funcionário”, explicou Badia.

 

Além das agências, o órgão também fiscalizou uma correspondência bancária, na Rua do Imperador. No local, foram observadas irregularidades, como o desrespeito à prioridade de idosos e falta de alvará de localização. As informações foram repassadas à Secretaria de Fazenda.

 

O funcionamento da sede do Procon será de segunda a sexta, das 9h às 17h. O contato, para denúncias e orientações, também pode ser feito por email procon@petropolis.rj.gov.br e pelos telefones: 2246-8469, 2246-8470, 2246-8471, 2246-8472, 2246-8473, 2246-8474, 2246-8475, 2246-8476 e 2246-8477.

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