Maria Eduarda Rosemberg durante vacinação. Prefeito Rubens Bomtempo acompanhou. / Foto: PMP |
Apesar de ter sido suspensa entre os dias 15 e 21 de fevereiro por conta das fortes chuvas que caíram na cidade, a vacinação pediátrica contra a covid-19 de crianças de 5 a 11 anos segue em ritmo acelerado no município. Até a manhã do último sábado (05), um total de 15.407 meninos e meninas, o que representa 59,4% do público infantil vacinável, já haviam recebido a primeira dose do imunizante.
“A vacinação itinerante e a abertura permanente do cadastro foram cruciais para o avanço da cobertura vacinal de nossas crianças. Somente com a imunização, é possível evitar o agravamento dos quadros clínicos dos pacientes contaminados”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Os postos itinerantes atendem por livre demanda. A medida busca acelerar a vacinação de meninos e meninas. De acordo com o secretário de Saúde Marcus Curvelo, a secretaria também tem atuado na conscientização dos pais e responsáveis sobre a importância de vacinar os filhos. “Porém, reforçamos que é essencial a manutenção de todos os cuidados, como uso de máscaras e a higienização das mãos”, destaca Curvelo.
Além dos postos itinerantes, pais e responsáveis podem agendar a vacinação pelo site https://smspetropolis.net.br. Para a aplicação da vacina, meninos e meninas precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis. É necessário a apresentação da carteira de vacinação, documento de identificação da criança e do responsável, CPF ou Cartão SUS.
Se os pais não estiverem presentes, é necessário levar uma declaração assinada autorizando a vacinação por quem estiver acompanhando a criança.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.