Vereadores receberam, nesta sexta-feira (25/03) pais de alunos da rede municipal de ensino que estão sem aulas por falta de professores. O presidente da Câmara Municipal, Hingo Hammes, o presidente da Comissão de Educação, Assistência Social e Defesa dos Direitos Humanos da Câmara, Yuri Moura, a vice-presidente da comissão, Gilda Beatriz, e o vereador Eduardo do Blog ouviram o grupo, detalharam a cobrança do Legislativo ao governo municipal sobre o tema e alinharam os próximos passos para garantir que seja feita a contratação imediata de profissionais para suprir a demanda existente até a realização de concurso público, previsto ainda para este ano.
Presidente da Câmara Municipal, Hingo Hammes, afirmou que levantamento feito em dezembro já para planejamento do ano letivo de 2022 - que foi inclusive apresentado ao Ministério Público - apontou a necessidade de mais 240 docentes para suprir a demanda a partir da adequação do município à lei que destina 1/3 da carga horária do professor para planejamento de aulas. “Nossa intenção era fazer a convocação de aprovados no Processo Seletivo Simplificado em vigor em número suficiente para atender a demanda. O concurso público deve ser realizado este ano, mas não há como deixar os estudantes sem professores até a conclusão deste processo. Estamos buscando soluções para esta questão, que é urgente”, avisou.
A pedagoga e maquiadora Ana Caroline Caridade, que tem dois filhos matriculados em escolas da rede municipal, diz que a criança mais nova não entende o porquê de não poder frequentar as aulas. “Ele pergunta quando poderá ir à escola, mas, na Secretaria de Educação, a informação é que temos que esperar. Ele tem 7 anos. Está triste e desanimado. Achou que, tomando a vacina contra a covid-19, poderia voltar à escola, mas não foi o que aconteceu”, lamentou ela, fazendo referência ao filho matriculado no 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Magdalena Tagliaferro, no Castelo São Manoel .
Presidente da Comissão de Educação, Assistência Social e Defesa dos Direitos Humanos da Câmara, Yuri Moura afirmou que a comissão vem recolhendo informações sobre a falta de professores e está questionando o governo municipal sobre as medidas adotadas para sanar o problema. “Precisamos de uma solução urgente. O concurso público ainda não tem data e a convocação de profissionais do processo seletivo segue também um trâmite burocrático. O município precisa agir imediatamente, apresentar soluções de curto, médio e longo prazo. O que não pode é prejudicar as crianças. Deixar aluno fora da sala de aula, sem direito à Educação”, afirmou.
Vice-presidente da comissão, Gilda Beatriz garantiu que a comissão vai acionar o Ministério Público para que acompanhe o caso, junto da Câmara Municipal. “Que contratem de forma emergencial, por prazo determinado, com o acompanhamento do Legislativo e do Ministério Público. Que convoquem por meio do processo seletivo. Que façam o concurso público. É direito das crianças estarem na escola”, frisou.
O vereador Eduardo do Blog, que também participou da reunião com os pais de alunos, criticou o que considerou falta de planejamento na retomada das aulas. “Os alunos passaram quase dois anos sem aulas presenciais em função da pandemia. No ano passado, ainda de maneira opcional, começaram a retornar às salas de aula. Chegaram a 2022 cheios de expectativas e estão frustrados agora. É preciso uma solução imediata”, enfatizou.
Mãe de duas crianças matriculadas na João Kopke, Renata Marra Passos Heinrichs classificou a falta de professores como uma falta de respeito aos estudantes. A filha de 7 anos está mo 2º ano do Ensino Fundamental, está sem aulas, e o filho de 13 anos, aluno do 8º ano, não tem todas as disciplinas. “Minha filha passou a maior parte do 1º ano sem aulas presenciais por causa da pandemia. No fim do ano passado,autorizei o retorno e ela adorou voltar a ter contato com os amigos e os professores. Estava animada para este ano. Todos os dias me pergunta quando vai voltar para a escola”, finalizou.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.