A data de 30 de abril marca a celebração dos 168 anos da inauguração da primeira estrada de ferro brasileira


A Associação Fluminense de Preservação Ferroviária e o Instituto Municipal de Cultura confirmam a realização de um grande evento no Centro Cultural Estação Nogueira, em Petrópolis. O evento comemorará o Dia do Ferroviário, a ser celebrado no sábado, dia 30 de abril e terá como atrações as exposições de fotos históricas e de maquetes ferroviárias.


A AFPF se orgulha de realizar esse evento na Estação Nogueira, um local apropriado para celebrar uma data tão importante. A história ferroviária brasileira se funde com a história do município de Petrópolis, não é à toa que os trilhos estão presentes no brasão municipal.


O evento acontecerá durante todo sábado, dia 30 de abril. Na parte da manhã serão ministradas duas palestras técnicas em seção fechada para autoridades e convidados.


Na parte da tarde, o público será convidado a fazer uma visita guiada ao Centro Cultural Estação Nogueira e conhecer mais de perto detalhes da história ferroviária petropolitana. O Centro Cultural estará de braços abertos para receber a todos no sábado. Será uma boa oportunidade para mostrar aos visitantes um dos importantes espaços culturais disponíveis na cidade.


O objetivo é que os próprios moradores e turistas possam usufruir desses locais. O Centro Cultural de Nogueira é um espaço ferroviário da cidade muito prestigiado pela Associação.

 

 

Sobre a Estação Ferroviária

Nascido da Fazenda Nogueira, o bairro de Nogueira inaugurava sua estação ferroviária em 10 de junho de 1908, entre Itaipava e Cascatinha. Instalada na linha da Leopoldina Railway, antiga Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará, a estação era utilizada para o transporte de passageiros que moravam no interior e para o transporte de cargas como café, legumes, gado, verduras, entre outros.


Operavam nela agentes, auxiliares, cabineiros, guarda-chaves, e diversos trabalhadores. A chegada da estação ajudou a desenvolver a região. Quando o trem ainda não passava por Juiz de Fora, Petrópolis era rota para Minas Gerais enviar sua produção de café para o Rio de Janeiro, que exportava os produtos. A última viagem aconteceu em maio de 1964.


Atualmente no lugar funciona uma biblioteca, um mini-museu ferroviário e também são realizadas exposições. A Praça de Nogueira, em frente ao Centro Cultural, conta com a locomotiva "Baroneza II", fabricada no Século XIX, considerada uma das mais antigas do Brasil.

 

 

Serviço

Data: 30 de abril

Horário: 9 às 17h

Local: O centro cultural fica na Av. Leopoldina, nº 317, em Nogueira

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE