No próximo dia 28 de maio, às 19h30, o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis (RJ) apresentará um Concerto que contemplará músicas sacras e popularesna Igreja do Sagrado Coração de Jesus dos frades franciscanos da Cidade Imperial. O repertório foi todo inspirado em antigas músicas religiosas e seculares que contempla diversos períodos do coronos seus mais de trinta anos de história.
Através do inciso II da Lei Aldir Blanc do Município, que presta auxílio para a manutenção dos seus espaços culturais, este Concerto é uma contrapartidada verba pública recebida em novembro de 2020, que devido a pandemia, foi adiado.Realizado pelo Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP), o evento conta com a parceria do Conselho Municipal de Cultura, Prefeitura de Petrópolis, Instituto Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura e Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.
Para o presidente do IMCP, Frei Marcos Antonio de Andrade, é uma grande alegria poder realizar este concerto neste momento em que os corais dos Canarinhos estão retornando com as atividades presenciais. “Sempre é bom nos reunirmos! Primeiramente, para nos encontrarmos. Depois, para apreciarmos o canto e ouvirmos o que Deus tem a nos falar através da música e das vozes das meninas”, disse. “Com toda certeza será um concerto muito interessante. Programe-se e venha prestigiar”, convidou Frei Marcos.
O concerto será regido pelo maestro Marcelo Vizani e o repertório incluirá composições como a “Ave Maria” de Deborah Lutz, “Regina Caeli” de Ramiro Real, “Canções e momentos” de Milton Nascimento, “Ave Maria no morro” de Erivelton Martins, dentre outras.
Para o regente do Coral das Meninas, depois de dois anos de pandemia, estar voltando a realizar concertos de forma presencial é uma oportunidade especial de manter viva a música. “Também é para fazer com que as pessoas escutem de forma natural nossas vozes. Poder voltar a realizar concertos é inexplicável. Sentir a presença da plateia, os aplausos, a energia, alegria, sorrisos, emoção, é como uma voltarà vida, é uma celebração da vida”, revelou.
Vizani explica que o concerto será dividido entre músicas sacras e populares. “O repertório foi todo inspirado em músicas antigas que compreende diversos períodos do coro. Existe uma história do Coral das Meninas antes da pandemia e durante, agora com a volta presencial nos lançamos para o futuro. Por isso, pensamos em um repertório misto e de muito bom gosto. Tenho certeza de que o público vai gostar muito”, garantiu.
Segundo o maestro, as músicas trarãoà memória das pessoas suas histórias. “Na parte religiosa o público poderá esperar um momento de oração e reflexão. Na parte popular, as lembranças nos remeterão ao antes da pandemia e que agora queremos apresentar como continuidade de vida”, acrescentou.
(*) Frei Augusto Luiz Gabriel
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.