A Prefeitura de Petrópolis fez, nesta semana, adesão ao sistema estadual de cadastramento de voluntários da Rede Salvar, gerida pela Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro. Por meio da plataforma, que agora pode ser acessada pelo site da Secretaria de Defesa Civil, os interessados em atuar como voluntários podem se inscrever com dados como documentos pessoais, endereço, contato, profissão e tipo sanguíneo. As informações ficarão no sistema que pode ser acionado a qualquer momento pelas secretarias de Defesa Civil de todo o Estado.
“Esse é um importante mecanismo para garantirmos segurança e organização para o trabalho voluntário em situações de emergências como a que vivemos no início do ano. Hoje, 107 petropolitanos já fazem parte do sistema e a ideia é captar mais pessoas interessadas”, pontuou o prefeito Rubens Bomtempo, lembrando que 77 municípios têm voluntários cadastrados.
Segundo o secretário de Defesa Civil, Gil Kempers, houve grande procura de pessoas com interesse em se voluntariar durante o período de chuvas fortes deste ano. “Esse é um mecanismo que ajuda a termos informações seguras dos interessados pelo trabalho voluntário”, disse, reforçando que o foco da adesão ao sistema é facilitar a solicitação do apoio da população em situação de desastres.
Em todo o Estado, mais de 4,2 mil pessoas são cadastradas no sistema gerido pela Superintendência Operacional, da Secretaria Estadual de Defesa Civil. A plataforma possibilita o gerenciamento da rede em âmbito Estadual ou municipal. Todas as pessoas que estão cadastradas podem ser acionadas em caso de necessidade de ajuda humanitária. O sistema visa ser um canal que beneficia toda a população, mas principalmente o Sistema de Defesa Civil.
Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe!
Siga-nos s mídias sociais para conferir outros conteúdos exclusivos! Estamos no Instagram, no Facebook, no Twitter e no YouTube!
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.