Doces folhados ganham na preferência dos clientes

 

Afeto em forma de doces



Gisele Oliveira - especial Petrópolis em Cena


Há seis décadas, a confeitaria Doces Húngaros, em Petrópolis, faz com que os nossos olhos fiquem encantados e o nosso paladar se delicie com as maravilhosas iguarias da gastronomia húngara. Desde as massas folhadas, mil folhas, aos doces de rum, bombas e biscoitos amanteigados. Não dá para pensar nessas maravilhas sem que a boca fique logo cheia d’água.

 

Início da loja em Petrópolis 


Tudo começou na cidade de Teresópolis, quando Maria de Lourdes Ferreira trabalhou com o Sr. Miklos Katona, na Confeitaria Mickey. Foi lá que ela aprendeu a fazer a massa folhada húngara, receita de família do Sr. Miklos, bem como os strudels húngaros (rétes), mil folhas (krémes e francia krémes), os doces de rum, as maravilhosas bombas e os deliciosos biscoitos amanteigados.

 

“A minha tia se casou e decidiu junto com os irmãos (Edgard, Marlene e Sílvio) abrir a primeira loja em Teresópolis, no Parque Regadas. Como o meu pai, Edgard, gostava muito de Petrópolis, após trabalhar alguns anos como caminhoneiro, juntamente com meu tio Sílvio, resolveram abrir uma loja aqui, no final dos anos 60. Ficava na Galeria Santa Ignez, próximo a antiga Rodoviária”, conta Simone Amorim, sócia da Doces Húngaros.

 

Doce de rum 


Um fato interessante é que o nome da loja “Doces Húngaros” foi dado apenas como uma conclusão simples, uma referência a tudo o que foi aprendido com Sr. Miklos. Um negócio de família que deu muito certo e ganha o paladar das novas gerações. Afinal, as delícias da culinária Húngara encantaram os petropolitanos e, até hoje, a loja é uma referência de bom gosto e qualidade.


“Doces Húngaros é a nossa vida! Não tem como nos dissociarmos disso. A segunda geração da família (eu, minha irmã e meus primos) nascemos e fomos criados nas lojas. Nos anos 70 e 80, os Irmãos Ferreira também tiveram lojas em Teresópolis, Nova Friburgo, Cabo Frio e Niterói. Estamos juntos a semana inteira.  Para ter uma ideia, uma vez estávamos conversando sobre fechar a loja uns dias para fazermos uma viagem, mas minha mãe logo disse que não podemos viajar juntos, pois se o avião cair a loja acaba. É engraçado num certo momento, mas também reflete como somos ligados emocionalmente a este negócio”, declara Simone, sorrindo.

 

Mil folhas de chocolate meio amargo



Os campeões de vendas da casa são mil folhas de creme de baunilha (Krémes) e strudel húngaro de maçã canela e passas (Almás Rétes). No entanto, um novo queridinho tem tomado conta do espaço, mil folhas de chocolate meio amargo. A verdade é que com tanta variedade e uma porção de doces deliciosos, fica até difícil escolher o favorito.

 


Strudel húgaro de maçã, passas e nozes (Almás Rétes). 


30 tipos de doces diferentes por dia 

“Somos especializados em massa folhada húngara. Nossa receita é muito específica, pois é de família! Há receitas de massa folhada húngara que levam açúcar e até óleo, mas a nossa não tem. Nosso cardápio é extenso, contrariando a orientação de qualquer consultoria da área de alimentação. Só de doces são quase 50 produtos distintos. O que resolvemos fazer foi o seguinte: todo dia temos cerca de 30 tipos de doces (8 sabores de mil folhas, 8 sabores de strudel, bombas, doces com rum e tortas). Nossa produção é diária e limitada para assegurarmos produtos frescos todos os dias. Os outros doces sazonais, produzimos sob encomenda. Meia Lua de Castanhas, Turosh, Strudel de Tâmaras, Mil folhas dietético, Dobos, Rigor, entre outros. Importante salientar que nós montamos mil folhas e bombas na hora que o cliente faz o pedido. Acredito que esse seja nosso grande diferencial, pois a gente mantém a mesma receita e só utilizamos insumos de boa qualidade e produtos frescos, jamais mistura pronta”, frisa.



Bomba de chocolate


Tradição, qualidade e excelência no atendimento. Essas são as palavras que regem o dia a dia de trabalho na Doces Húngaros. Sempre atenta às novidades apresentadas pelo mercado, a empresa prioriza o bem-estar dos clientes, oferecendo um ambiente aconchegante e muito acolhedor, além de uma infinidade de iguarias maravilhosas para adoçar o paladar.

 

“Sem ser piegas, mas o trabalho sem amor não flui. Com amor vem a dedicação e o cuidado. Produzimos alimento para o corpo e para a alma. Doces fazem parte da memória afetiva de famílias. O foco do nosso trabalho está em oferecer o melhor para os nossos clientes, sempre com um atendimento que visa solucionar, na medida do possível, as demandas recebidas. Nós estamos sempre acompanhando as tendências, mas sem perder a nossa identidade. Além disso, é fundamental o respeito pela nossa equipe, pois colaboradores felizes e valorizados trabalham com alegria. Se vocês repararem, na maioria das vezes, a gente sempre está se divertindo, rindo. É o prazer de trabalhar”, declara.

 

Quem se interessa por artesanato, também encontra peças lindas na loja da Doces Húngaros. Um espaço reservado para que os clientes possam adquirir produtos de altíssima qualidade, que destacam a cultura húngara.



 Espaço dedicado à cultura húngara


Artesanato húngaro à venda na loja


“Começamos oferecendo um lindo trabalho de bordado húngaro. Consideramos importante que o nosso cliente tenha acesso a produtos originais da Hungria ou que sejam feitos por descendentes de húngaros. Agora, além do artesanato, temos bebidas húngaras que compramos de um importador de São Paulo. Descobri também uma artesã na mesma cidade que dá aulas e produz os tradicionais ovos pintados. Como nos tornamos um ponto turístico na cidade, por gosto popular e não oficialmente, criamos em conjunto com a artista plástica e restauradora Simone Alves (Arte no Pincel) a Coleção Brasil Império. São pratos de sobremesa, xícaras e prato de bolo com personagens da nossa história: Dom Pedro II, Imperatriz Tereza Cristina, Princesa Isabel, Conde d’Eu e a Dama de Companhia. Trata-se de peças exclusivas e com o traço baseado no personagem do Pequeno Príncipe, uma lindeza”, salienta.

 


Coleção Brasil Império, da artista plástica Simone Alves



Com 60 anos de atuação no mercado e sempre surpreendendo os clientes com doces magníficos, novos planos estão sendo traçados e com um desafio para lá de especial.


“Queremos expandir os negócios, atendendo os nossos clientes cariocas por meio de revendas. Além disso, temos o nosso maior desafio que é estimular a terceira geração da família a continuar o nosso trabalho, com carinho e dedicação às iguarias húngaras”, finaliza Simone.



Família Doces Húngaros


Bateu aquela vontade de comer um doce húngaro, né? Não perca essa oportunidade. A Loja da Doces Húngaros está situada na Rua Mal. Deodoro, 94 - Centro, Petrópolis - RJ. Confira novidades acessando o Instagram: @doceshungarospetropolis.

 



Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe!

Siga-nos nas mídias sociais para conferir outros conteúdos exclusivos! Estamos no Instagram, no Facebook, no Twitter e no YouTube!

 


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE