Foto: André Carvalho |
Os pontos de apoio do São Sebastião e do Independência para chuvas fortes estão de sobreaviso. Os responsáveis pela abertura desses pontos já foram comunicados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa Civil, de que eles poderão ser acionados a qualquer momento.
Caso seja necessário (no caso de ocorrências nos bairros ou de acionamento de sirenes), a Defesa Civil poderá orientar os moradores a ir para esses pontos: Escola Municipal Alto Independência (no Independência); e Escola Municipal Papa João Paulo II (no São Sebastião).
O motivo do sobreaviso é que esses bairros apresentam acumulados pluviométricos significativos nas últimas 24 horas: 134 mm no São Sebastião; e 153,75 mm no Independência. Índices já expressivos, que aumentam as chances de deslizamentos nesses bairros.
“Petrópolis vem tendo chuvas desde segunda-feira (26), de fracas a moderadas. Isso faz com que o solo fique encharcado. As condições do tempo continuam instáveis, e as chuvas fracas a moderadas persistem, o que aumenta ainda mais a saturação do solo. A Defesa Civil está acompanhando as chuvas. Se as chuvas atingirem os índices, o que ainda não aconteceu, acionaremos as sirenes. E, se preciso for, abriremos os pontos de apoio”, disse o secretário de Defesa Civil, Gil Kempers.
No caso de qualquer instabilidade no imóvel ou no terreno, o morador deve ligar para a Defesa Civil, pelo número 199. A ligação e a vistoria são gratuitas.
Os moradores de Petrópolis devem acompanhar os informes da Defesa Civil para o caso de haver novas orientações.
Canais de informação
Para receber os alertas da Defesa Civil por mensagem SMS, basta cadastrar o CEP de sua casa, enviando uma mensagem de texto para 40199.
Para receber os informes pelo Telegram, basta acessar o link do grupo da Defesa Civil.
No Instagram, a página da Defesa Civil é @defesacivil_petropolis .
O site da Secretaria de Defesa Civil (www.petropolis.rj.gov.br/dfc/) traz o boletim meteorológico diário completo feito pela equipe técnica da pasta e informa o estágio operacional da Defesa Civil.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.