O número de cirurgias de vasectomia será ampliado a partir do próximo dia 8 de outubro, em Petrópolis. Os procedimentos, que aconteciam de segunda à sexta-feira, no Hospital Alcides Carneiro, agora serão realizados também aos sábados, passando de 10 para 30 operações mensais, o que representa um aumento em torno de 200% no atendimento aos homens que aguardam pelo serviço.

 

“Agora, com mais um turno de trabalho, conseguiremos oferecer os procedimentos de forma ainda mais rápida para a população. Também ampliamos o número de operações ao longo da semana. São ações que refletem o trabalho que temos feito para recobrar as unidades da rede pública municipal de saúde”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

 

"A aquisição de novos equipamentos e abertura de mais uma sala do centro cirúrgico, que agora funciona com 100% de sua capacidade, passamos a realizar uma série de cirurgias eletivas aos sábados e também ampliamos o número de operações ao longo da semana. Dessa forma, conseguimos incluir os procedimentos de vasectomia e outras eletivas serão inseridas de forma gradativa”, explica o secretário de Saúde, Marcus Curvelo. 

 

O diretor-presidente do Sehac, Ricardo Patuléa, destacou a expectativa sobre o resultado da ampliação. "A nossa meta é reduzir ao máximo o tempo de espera, tendo em vista que há pacientes que aguardam por estes procedimentos há muito tempo. Com esse no atendimento, vamos acelerar ainda mais o atendimento dessas pessoas”, afirma.


 

Programa de Planejamento Familiar funciona no Centro de Saúde

 

Em Petrópolis, o Programa de Planejamento Familiar oferta atendimento integral aos casais que buscam métodos contraceptivos. O serviço funciona no Centro de Saúde Coletiva, com o objetivo de garantir a homens e mulheres o esclarecimentos de dúvidas e todo o acompanhamento necessário.

“Para realizar a vasectomia, o paciente, juntamente com a esposa ou companheira precisa estar inscrito do Programa de Planejamento Familiar. Em seguida, o casal participa de uma palestra com equipe multiprofissional, onde recebe informações de todos os métodos contraceptivos disponíveis no SUS. Isso permite que sanem todas as dúvidas”, explica d diretora do Centro de Saúde, Célia Bretâs.

 

Os casais também passam por consulta psicológica com a finalidade de avaliar a assertividade pelo método de escolha e estando apto, o paciente é encaminhado ao Hospital Alcides Carneiro para realização do procedimento cirúrgico.

 

Para se inscrever, o interessado precisa comparecer ao Centro de Saúde, com cópias da Carteira de Identidade, CPF, Cartão do SUS, Título de Eleitor e os mesmos documentos da esposa, incluindo a certidão de nascimento dos filhos e comprovante de residência com CEP. As inscrições devem ser feitas no setor de Planejamento Familiar, de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 17h.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE