O Relógio das Flores foi inaugurado em 1972 / Fotos: Acervo Família Carvalho



Gisele Oliveira - especial Petrópolis em Cena



Um dos pontos turísticos mais conhecidos de Petrópolis, que ganha vida e se renova a cada estação, com o colorido de diferentes espécies, o Relógio das Flores completa  seus 50 anos, neste dia 07 de setembro de 2022.

 

Localizado em frente ao centenário e charmoso prédio do campus da Universidade Católica de Petrópolis, na Rua Barão do Amazonas, o Relógio das Flores foi inaugurado no dia 07 de setembro de 1972, em comemoração aos 150 anos da Independência do Brasil.

 

“Na ocasião, o então prefeito de Petrópolis, João Ésio Caldara, se reuniu com os secretários do governo para discutir a proposta de criar algo especial em comemoração aos 150 anos de Independência do país. Então, o meu pai, que era secretário de Serviços Urbanos, sugeriu que fosse construído um relógio de flores. O prefeito gostou da ideia e o meu pai começou a desenvolvê-la, em parceria com a Universidade Católica de Petrópolis, que cedeu o espaço para a construção do Relógio das Flores”, explica o fotógrafo André Carvalho.

 

Começo das obras do Relógio das Flores


O pai de André, o saudoso jornalista Sylvio Carvalho, que faleceu em março de 2020, aos 93 anos, foi o responsável por criar e dar vida ao projeto do Relógio das Flores. A inauguração do espaço ficou marcada na história do município, que ganhava seu mais novo ponto turístico.


  

A montagem do Relógio das Flores



“Na época, meu pai conseguiu que uma fábrica de relógios de São Paulo fornecesse a parte da máquina e dos ponteiros para o relógio funcionar e a universidade ficou responsável pela parte da engenharia eletrônica do relógio. Um fato curioso que me deixa muito feliz foi a parceria do Sr. Lino, dono da Relojoaria Ângelo, que se comprometeu com o meu pai de forma voluntária a fazer a manutenção do relógio. Ele cumpriu com a palavra, prestando o serviço por mais de 40 anos. No momento, ele está tentando fazer o relógio voltar a funcionar normalmente”, destaca.


Se para os petropolitanos o Relógio das Flores é símbolo de beleza, que encanta os olhos e nos faz pensar nas maravilhas naturais da nossa querida Petrópolis, para a família Carvalho, o ponto turístico é ícone de admiração e muito orgulho.



Jornalista Sylvio de Carvalho (à direita) no dia da inauguração



“Meu pai sempre falava com muito orgulho da construção do Relógio das Flores. Na época, eu era criança e via o entusiasmo dele com o projeto. Para a nossa família, além de ser um importante ponto turístico da cidade, é também um espaço pelo qual temos muito carinho, orgulho e constante preocupação de mantê-lo sempre florido. É um dos legados do meu pai”, finaliza.


Ao lado de Sylvio de Carvalho, o prefeito João Ésio Caldara, o bispo D. Veloso, autoridades e imprensa da época



Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe!

Siga-nos nas mídias sociais para conferir outros conteúdos exclusivos! Estamos no Instagram, no Facebook, no Twitter e no YouTube!

 



Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE