No Dia Mundial do Turismo, comemorado nesta terça-feira (27), o Petrópolis Convention & Visitors Bureau celebra a retomada do setor na cidade. Com um farto calendário de eventos concentrado no segundo semestre, Petrópolis chega ao final de 2022 com números favoráveis na contramão de todas as previsões negativas em função das chuvas do início do ano, impacto sobre a retomada com o arrefecimento da pandemia. São 8 mil empregos diretos e mais de 20 mil indiretos com forte influência do fluxo de visitantes mantidos na cidade e a expectativa de manter o faturamento de R$ 760 milhões registrado em 2019.


“Petrópolis tem desafios maiores do que outras cidades e o ano de 2022 evidenciou ainda mais isso com as chuvas. Optamos, de maneira consciente, respeitosa e consistente manter o setor pró-ativo neste episódio doloroso para todos. Foi a forma encontrada para manter as empresas e empregos e também ajudar a cidade. Hoje, com um segundo semestre consolidado em eventos de qualidade se comprova que foi a decisão acertada. E que de agora em diante é fazer o setor crescer mais”, considera o presidente do Petrópolis Convention, Fabiano Barros.


O turismo receptivo reúne 118 meios de hospedagem entre hotéis, pousadas e hostels que somam 6,3 mil leitos e mais de 350 bares e restaurantes.  Em 2021, o saldo de contratações ficou em 497 postos, demonstração da retomada do segmento que, este ano, registrou 109 novas vagas, com pico em julho com 89 contratações, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.  “Houve um aumento mais expressivo no ano passado, com o arrefecimento da pandemia e as atividades sendo plenamente retomadas, mas as contratações deste ano, apesar das chuvas de fevereiro e março e consequências nos meses seguintes, demonstram que é o setor reaqueceu”, considera Fabiano Barros.


Petrópolis já está divulgando o calendário de eventos de 2023, uma antecedência fundamental para os operadores de viagens indicarem a cidade aos viajantes. São eventos tradicionais como a Bauernfest, Serra Serata e Natal Imperial, organizados pelo poder público. Mas a cidade atraiu interesse da iniciativa privada em eventos particulares, boa parte com apoio governamental.





“É um cenário diferente que a cidade vive, favorável, onde são realizados eventos de todos os tipos desde os esportivos, como foram as copas de mountain bike  até de desenvolvimento espiritual como o Vedanta. Tem ainda eventos musicais como o Rock the Mountain que é o terceiro maior do país e outros como a Deguste com várias edições que cobrem todo o ano. Então, é uma variedade imensa que atrai públicos distintos. O bom é que a cidade pode pulverizar as atrações por todos os distritos, respeitando as características e objetivos de cada um”, considerada Fabiano Barros.


Mesmo com o calendário repleto de eventos, Petrópolis, na visão do presidente do Petrópolis Convention atrai visitantes em busca da história, gastronomia, vida rural e tantas outras características do município. “O potencial continua alto para todas as vertentes e a cidade precisa estar atenta em melhorar a estrutura não apenas para o visitante, mas para o morador e o trabalhador no turismo. Isso gera qualidade de vida para todos e atrai cada vez mais o interesse de quem é de fora”, argumenta.


Além de apoiar as ações públicas e privadas, o Petrópolis Convention & Visitors Bureau também  promove eventos como o Petrópolis Gourmet, o quinto maior do país, que será realizado entre os dias 27 de outubro a 13 de novembro e o Festival de Fondue que este ano teve  a adesão de 53 bares, restaurantes, cafeterias e delicatessens da cidade.  A entidade também está presente em feiras e eventos do setor e que divulgam a cidade como a Expo Abav 2022, realizada na semana passada, em Recife, por onde passaram mais de 30 mil pessoas, principalmente operadores de viagem de todo o país.

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE