Hospital Alcides Carneiro / Foto: PMP

 


O Hospital Alcides Carneiro, em Petrópolis, realizou, nesta semana, pela primeira vez, uma cirurgia com uma técnica de autotransfusão sanguínea. O processo, conhecido como recuperação intraoperatória de sangue, coleta, filtra, lava e recoloca o sangue no mesmo paciente e atende a população com restrições culturais nas quais as hemotransfusões não são permitidas.

 

"O Hospital Alcides Carneiro, como uma grande instituição da rede pública de saúde, respeita a diversidade cultural e entende o seu papel diante dos debates éticos da atualidade. Não medimos esforços para oferecer a assistência adequada a cada um dos pacientes, considerando, além dos aspectos clínicos, seus valores, princípios e convicções", declarou o Prefeito Rubens Bomtempo.

 

O paciente se trata de uma mulher, que aguardava a realização desta cirurgia há dois anos, mas como a intervenção poderia exigir uma hemotransfusão, vinha sendo adiada. Diante deste caso, o Hospital Alcides Carneiro então encontrou a solução com o aluguel de um equipamento conhecido como Cell Saver, que recupera e reutiliza o sangue que normalmente "se perde" durante as cirurgias, permitindo a realização da operação sem maiores conflitos com a restrição da paciente.

 

"É preciso estarmos sempre atentos às questões sensíveis que envolvem o bem-estar dos pacientes e termos um olhar humano para buscar as melhores soluções em cada caso", afirmou o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

 

Comandada pela médica Eliana Clemente, a cirurgia foi um sucesso e a paciente já se encontra na fase de recuperação pós-operatória.

 

"Entendemos a nossa responsabilidade e trabalhamos incansavelmente para oferecer o melhor serviço possível para todos aquele que, muitas vezes, tem apenas a rede pública de saúde para buscar assistência", destacou o diretor-Presidente do Sehac, Ricardo Patuléa.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE