Na Semana da Inclusão da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação está promovendo o seminário “Inclusão em dois atos – dos livros ao chão da escola”. O evento, realizado pelo Departamento de Educação Especial, acontece nesta quarta-feira (21) no Salão Nobre da Universidade Católica de Petrópolis (UCP).
“É importante essa iniciativa para que haja uma grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância desse tema, com o objetivo de proporcionar a reflexão e busca de novos caminhos para garantir os direitos sociais, educacionais e profissionais”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Nesta terça-feira, a programação contou com palestras e oficinas abordando questões como as adequações curriculares nas escolas, o diagnóstico diferencial do autismo, jogos e brincadeiras para um ambiente acolhedor e inclusivo, estratégias educacionais diferenciadas e a pandemia. As palestras foram ministradas pela professora doutora Ediclea Mascarenhas Fernandes, pela psicopedagoga mestra Elaine Assis, professor Carlos Vinicius dos Santos Ferreira, pela professora doutora Rosana Glat e pela professora doutora Flávia Barbosa da Silva Dutra.
“Esse seminário não é apenas para falar da inclusão, mas também é um momento de formação dos nossos profissionais. A formação e capacitação dos nossos professores é uma forma de valorização e também de garantir um atendimento cada vez mais qualificado aos nossos alunos”, disse a secretária de Educação, Adriana de Paula.
Na quarta-feira, Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, a programação do seminário tem início às 8h30 com a apresentação de dança do projeto DançArt do Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI) João Pedro de Souza Rosa; além de palestras sobre inclusão; oficinas e rodas de conversa. As palestras serão ministradas pela fonoaudióloga Maria Ermelinda Henriques da Silva e a neuropsicopedagoga Gisele Aparecida Furio Novaes; a roda de conversa será da professora Janir Lage da Silva e a oficina pela neuropsicopedagoga Andressa de Oliveira Almeida.
Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe!
Siga-nos nas mídias sociais
para conferir outros conteúdos exclusivos! Estamos no Instagram, no Facebook, no Twitter e
no YouTube!
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.