GameJam+ em Caruaru-PE


A cidade de Petrópolis será sede da primeira etapa da GameJamPlus (GJ+). O evento acontece no próximo final de semana e é uma iniciativa colaborativa da comunidade de desenvolvedores indie ao redor do mundo que impulsiona o ecossistema dos jogos independentes, com uma maratona de desenvolvimento e incubação, desafiando novos profissionais da área em uma jornada de competições e aprendizados. O processo da GJ+ se divide em quatro macro etapas, sendo elas a Game Jam propriamente dita, a incubação, a aceleração e a rodada de negócios.

 

Nesta edição a Game Jam acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de outubro de maneira híbrida, presencial e online. No dia 14, será na sede da Code Buddy e Cultura Inglesa, que ficam na Avenida Tiradentes, nº 128, no Centro. Nos dias 15 e 16/10 acontecem virtualmente no canal do Discord (uma plataforma de mensagem muito comum para desenvolvedores de jogos). Nesses dias, os participantes reúnem-se em equipes para desenvolverem jogos e planos de negócio para seus projetos em um hackathon de 48 horas. Os 5 temas, secretos, serão divulgados na abertura do evento.  A primeira etapa de 2021 se deu na cidade de Figueira da Foz, Portugal.

 

A live de abertura da incubação será neste mês, as atividades da incubação começam em janeiro de 2023 e as semifinais regionais acontecerão entre março e abril de 2023. “Eu espero que o evento da GameJam+ aqui em Petrópolis seja, para muitos, uma porta de entrada para a indústria criativa e de entretenimento que mais cresce no planeta. Através da GameJam+, jovens e adultos de todas as partes da cidade podem criar conexões com diferentes ecossistemas de desenvolvimento de jogos no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo.” Declara entusiasmado o advogado e estudioso em regulação da internet,  Tomaz Cesario Alvim Martinelli, que trabalha com a GameJam+.

 

Esse ano as sedes do estado do Rio de Janeiro terão o apoio da RING (Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Estado do Rio de Janeiro), do Serratec - Parque Tecnológico da Região Serrana, da Code Buddy e da Cultura Inglesa. O apoio se estenderá durante as outras etapas da GameJamPlus.

 

Durante os dias 15 e 16 de outubro, as sedes do Estado Rio de Janeiro estarão incluídas dentro do Discord da RING e ali terão acesso aos mentores e comunidade de desenvolvedores do estado. O propósito é fortalecer a comunidade de devs do RJ e iniciar um processo de “open innovation” entre eles.

 


Sobre as Etapas do GameJamPlus

 

A primeira etapa do processo é a Game Jam de responsabilidade dos organizadores, que movimentam o ecossistema local para ter equipes representantes, mentores que orientam essas equipes e jurados que avaliam e compartilham feedbacks sobre os resultados. É a única etapa que acontece a nível local, apenas no país ou cidade da sede. Dando sequência à produção que acontece na primeira etapa, em Janeiro de 2023 as equipes classificadas participarão de um processo de incubação com mentorias, palestras e workshops, sobre diversas áreas de desenvolvimento, abertos para os times classificados.


Esse conteúdo será compartilhado por profissionais de renomadas empresas já estabelecidas no mercado de jogos, permitindo troca e networking das equipes entre si, que poderão interagir em nosso servidor do Discord, e com os profissionais que irão participar do processo de orientar as mesmas.  O objetivo dessa etapa é ensinar as equipes, com conteúdo diverso e alinhado com tendências e necessidades de mercado, e refinar os projetos e planos feitos na primeira etapa, de forma a terem um produto mais maduro para competirem entre os países de cada região. Os projetos incubados serão avaliados por jurados voluntários reunidos pelo time global, e concorrerão nas semifinais divididas por região.

 

As equipes vencedores das semifinais regionais serão selecionadas pelo processo de Aceleração realizado em parceria com a Indie Hero. Na fase de aceleração, profissionais de várias áreas da indústria de games realizarão mentorias para capacitar os participantes no desenvolvimento de seus projetos, não apenas no aspecto técnico, mas especialmente na perspectiva comercial. Ao final dessa etapa, os projetos das equipes estarão aptos para apresentação a investidores e distribuidoras. A fase de aceleração começará em abril de 2023.

 

As equipes finalistas da GJ+ mais bem preparadas ao final da competição serão selecionadas para participar do Programa de Investimento Indie Hero. Essas equipes terão acesso a capacitações ainda mais avançadas para desenvolvimento do projeto, abordando temas jurídicos, comerciais e negociais. No âmbito do PIIH, as equipes poderão ainda participar de uma rodada de negócios com investidores nacionais e internacionais da indústria de jogos para apresentação do seu Pitch, que será elaborado e desenvolvido com assessoria da Indie Hero. O apoio da Indie Hero continua também após o evento, orientando os estúdios em todas as questões necessárias para negociar o investimento e firmar mais um passo no mercado de jogos. A fase da Rodada de Negócios está prevista para junho de 2023.


 

Programação da GJ+

 

- Dia 14 (sexta), das 17h às 19h: abertura da Jam e formação de equipes.

- Dia 15 (sábado): dia livre de desenvolvimento das equipes, com suporte de mentores e da comunidade.

- Dia 16 (domingo), das 11h às 14h: Pitch Demo, fim do prazo de submissão dos jogos e encerramento da Jam.



Conheça mais sobre a GJ+

 

Para conhecer mais sobre o time, conteúdo produzido ao longo dos anos e o processo da GJ+  seguem as redes e canais oficiais de comunicação:

 

GameJamPlus: https://gamejamplus.com/

Youtube: https://www.youtube.com/gamejamplus

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE