O prefeito Rubens Bomtempo e representantes do Instituto Social Oscar Niemeyer assinaram nesta quinta-feira (6), na sede da Prefeitura, um convênio de cooperação voltado para a remodelação do Parque Natural Municipal (Ipiranga), em Petrópolis.
O objetivo é erguer no Parque da Ipiranga um pavilhão, com exposições permanentes e atividades voltadas para o turismo, a educação, o meio ambiente e a cultura. Há um projeto para esse pavilhão. O projeto é de autoria de Oscar Niemeyer e foi construído em 2003 para exposição temporária no Hide Park, em Londres, em homenagem ao famoso arquiteto. Posteriormente, Niemeyer doou o projeto para o município de Petrópolis.
Está prevista para esse pavilhão uma exposição de maquetes de projetos do Oscar Niemeyer.
“Queremos que todo esse legado do Oscar Niemeyer possa ser conhecido pelas futuras gerações. Petrópolis tem uma relação muito forte com a arquitetura. Temos aqui na nossa cidade, por exemplo, um acervo arquitetônico importante do século XIX, com construções daquela época. Então, Petrópolis merece estar sendo repensada no século XXI do ponto de vista urbanístico. E esse convênio vai ser importante nesse sentido”, disse Bomtempo.
Prefeito Rubens Bomtempo durante reunião com representantes do Instituto Social Oscar Niemeyer |
Participaram da assinatura: o prefeito Rubens Bomtempo; a presidente de honra do instituto, Vera Niemeyer; o superintendente do instituto, João Batista de Morais Jr.; e o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz. Também acompanharam a cerimônia representantes das faculdades de Arquitetura da UCP, da Uerj e da Estácio de Sá.
“A nossa proposta e juntar competências na área de arquitetura e urbanismo. Temos um convênio com a fundação Burle Marx. Teremos uma equipe só para desenvolver projetos para o município. É uma aliança para Petrópolis, que tem muita ligação com o Niemeyer. Temos esse projeto e outros. Esse do parque é o primeiro da fila”, disse o superintendente do instituto, João Batista de Morais Jr.
O convênio tem duração prevista de 5 anos e não prevê, neste momento, custos, despesas ou transferência de receitas. Questões orçamentárias e financeiras serão definidas em instrumentos específicos para cada projeto fruto desse convênio.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.