Foto: André Carvalho


Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, mostram que o setor de hospedagem e alimentação alavancou as contratações em Petrópolis entre janeiro e agosto deste ano. Os números mostram que o setor representou mais de 10% dos novos postos de trabalhos gerados na cidade.


De acordo com o levantamento, só em agosto, o segmento teve o melhor saldo em contratações desde novembro de 2020, gerando 125 novas vagas de emprego. Apesar dos números positivos, o Sindicato de Hospedagem e Alimentação (SindTurismo Petrópolis – RJ) apresenta preocupação com relação à temporada de chuva que se inicia.


Segundo Germano Valente, presidente do SindTurismo Petrópolis, o saldo gerado ao longo dos primeiros oito meses do ano representa uma tendência nacional de retomada do Turismo, embora no município os índices estejam abaixo de outros destinos turísticos devido às chuvas de fevereiro e março. “Nós tivemos ainda em agosto a Bauernfest fora de época que prolongou a alta temporada que, geralmente, termina em julho, o que fez com que se mantivesse a alta de geração e empregos”, explica.


Porém, apesar de comemorar os números positivos, Germano ressalta que há uma preocupação de todo o setor com relação a esse período de chuva que já começou. “Nós percebemos que o carioca, que é o público que mais vem para a cidade e se hospeda aqui movimentando  toda a cadeia de Turismo, Comércio e Serviços, está receoso. Então, quando chove ou tem previsão de chuva, esse turista acaba cancelando a vinda para Petrópolis”, destaca.


O presidente do SindTurismo acredita que será preciso investir em mídia positiva e que o município apresente um plano de ação para situações de emergência que ofereça segurança tanto para quem mora na cidade quanto para quem vem de fora para conhecer os atrativos turísticos e naturais que Petrópolis oferece. “Nós temos condições de retomar os níveis pré-pandemia, mas precisamos de ações efetivas para que tudo isso que foi conquistado na alta temporada, como o aumento da geração de emprego no setor, não se perca nos próximos meses”, conclui Germano.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE