“Hoje tem marmelada? Tem sim senhor!!” Sim, na próxima quinta-feira (1/12) o mundo circense vai tomar conta do Centro de Cultura Raul de Leoni, em Petrópolis. O grupo petropolitano Gran Circo Teatro Popular apresenta o espetáculo “Piuí Piuí, o Circo Vem Aí”, que vai ser atração gratuita durante a tarde, às 14h. O público de todas as idades vai ter a oportunidade de vivenciar um pouco da magia do circo, com os atores Nathan Cardoso, Simone Gonçalves e Felipe Marques. O projeto é contemplado pelo Edital Retomada Cultural 2, com incentivo da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. 


Com o texto de Nathan Cardoso, o espetáculo conta a história dos palhaços Lambança, Faísca e Fofura, que com a pandemia, perderam o trabalho após o fechamento do circo e com isso, temem não ter como sobreviver de suas profissões. No entanto, os palhaços percebem que enquanto houver uma criança no mundo, eles terão trabalho e ainda, entendem que sempre haverá espaço para a mágica do circo no coração de um adulto. 


A montagem teatral faz parte do projeto que atende pelo mesmo nome, “Piuí Piuí, o Circo Vem Aí”, que tem a coordenação de Nathan Cardoso. O artista carrega a tradição circense que vem de família. Nathan é filho de Oseas Cardoso, o famoso palhaço Lambança. 


 “Meu pai foi proprietário de um circo por mais de 40 anos. Eu cresci neste universo, onde aprendi todas as artes do circo, a principal delas, ser palhaço. Com esse projeto, pretendemos manter viva a magia do circo, que sempre encanta crianças e faz os adultos voltarem à infância”, ressaltou Nathan. 



Projeto percorre ainda as cidades de Cabo Frio e Itaboraí com apresentações em espaços públicos

Além do espetáculo, o projeto “Piuí Piuí, o Circo Vem Aí”, conta com a apresentações de esquetes, cenas curtas e interativas em espaços alternativos, como praças públicas. O circuito percorrerá, além de Petrópolis, as cidades de Cabo Frio e Itaboraí e terá a participação dos atores Ariel Barbosa, Fabio Branco, Nathan Cardoso e Christiane Carvalho.


A ideia é levar a arte do circo para todos os lugares, com diversão para o público de todas as idades. No dia 3/12, às 16h, a apresentação será na Praça Jardim Esperança, em Cabo Frio; no dia 4/12, às 16h, será na Praça Marechal Floriano Peixoto, em Itaboraí. O circuito circense termina em Petrópolis, no dia 11/12, com a apresentação aberta ao público na Praça da Liberdade, às 14h.


O projeto prevê ainda um intercâmbio entre os artistas do Gran Circo Popular com artistas das cidades que percorrerá. Em Cabo Frio, haverá a participação especial do artista Jiddu Saldanha. Em Itaboraí, os artistas de Petrópolis se juntam com o integrante da Trupe Achei Graça, Matheus Maldonado e em Petrópolis, o ciclo se completa com a participação do artista Felipe Marques.  


Ao fim de cada apresentação será realizada uma oficina circense com Nathan Cardoso. “Esse vai ser um momento em que o público terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o mundo do circo. É um momento que além de diversão, vamos levar mais informações sobre essa tradicional arte, com o intuito de mantê-la cada vez mais viva na vida e memória das pessoas”, destacou Simone Gonçalves, atriz e produtora executiva do projeto. 



Serviço

Espetáculo: Piuí Piuí, o Circo Vem Aí


Data: 1/12

Local: Centro de Cultura Raul de Leoni - Petrópolis

Horário: 14h


Data: 3/12

Local: Praça Jardim Esperança - Cabo Frio 

Horário: 16h


Data: 4/12

Local: Praça Marechal Floriano Peixoto - Itaboraí

Horário: 16h


Data: 11/12

Local: Praça da Liberdade - Petrópolis

Horário: 14h


Ingressos: Todas as apresentações são gratuitas e contaram com a presença de um intérprete de Libras


Classificação: Livre


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE