Mais que misturar ingredientes e criar sabores, a gastronomia é capaz de transformar vidas. Foi acreditando nisto que, a Prefeitura de Petrópolis firmou em agosto uma parceria com a Coca-Cola e a organização Gastromotiva, para promover uma iniciativa de habilitação profissional em gastronomia. Nesta quinta-feira (08), 30 alunos receberam o diploma de Formação em Cozinha, durante cerimônia realizada no Hotel Grão-Pará, no Centro.

 

A iniciativa tem como objetivo utilizar a gastronomia como ferramenta de inclusão de jovens com 18 anos ou mais, com renda familiar de até três salários mínimos no mercado de trabalho.

 

O curso teve duração de três meses, com aulas práticas e teóricas de cozinha, entre lições de cidadania, higiene, segurança alimentar e postura profissional.

 

O prefeito Rubens Bomtempo destacou a contribuição do curso para o desenvolvimento profissional dos participantes. “É muito gratificante ver a emoção dos alunos no momento dessa diplomação. A gastronomia abre muitas chances de geração de renda, sobretudo porque o curso está sintonizado com o atendimento do turismo, uma vocação de Petrópolis. Vamos continuar incentivando iniciativas com esta, capacitando novos profissionais e qualificando cada vez mais o nosso mercado de trabalho”, afirma.

 

Para o fundador e diretor-executivo da Gastromotiva, David Hertz, o curso ensina mais do que técnicas de Cozinha. “Preocupamo-nos em agregar valores como o compromisso  sustentável, cidadania, integridade, transparência e a importância do trabalho em equipe. Os alunos de hoje serão os professores e os cidadãos conscientes de amanhã”, explica.

 

Um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi o depoimento de duas  alunas, que muito emocionadas agradeceram a  todos os envolvidos, e relataram a paixão pela cozinha.

 

“Gratidão por essa linda oportunidade em nossas vidas. Esse foi um grande passo para a realização dos nossos  sonhos. Será uma abertura de portas em nossas vidas, porém, sem dúvida, foi uma abertura de consciência incrível. Um grande despertar para todos nós que participamos desse processo. Eu sempre amei cozinhar, e nos dias mais tristes, eu ia para a cozinha e ali eu encontrava um sentido para continuar sorrindo. Obrigada a  todos que proporcionaram essa conquista”,  contou Renata Quaresma.

 

A aluna Viviane Pinho, destacou a esperança que o curso trouxe para sua vida. “Hoje concluímos um ciclo de aprendizado e conhecimento, que não foi fácil. Assim como eu, muitos travaram muitas batalhas para conseguir chegar até aqui. Quero agradecer a todos que nos proporcionaram a oportunidade de estar aqui hoje. Essa conclusão não é só minha, é de todos que me ajudaram. Nossa caminhada apenas começou”, relatou.



+++LEIA TAMBÉM:

 

Natal Imperial 2022: acendimento das luzes atrai centenas de pessoas à Praça da Liberdade

Artesanato e cervejas produzidas em Petrópolis fazem parte do Natal Imperial 2022

Natal Imperial: programação conta com a apresentação de mais de 20 corais

Inscrições para os concursos da casa e vitrine mais enfeitadas em Petrópolis começam na segunda-feira

Natal Cervejeiro confirmado na programação do Natal Imperial

Natal Sesc RJ inaugura programação especial em Petrópolis

Natal Imperial terá mais de 160 apresentações em vários espaços de Petrópolis


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE