Pela primeira vez, dez frentes atuam de forma simultânea
A Prefeitura e o Instituo Estadual do Ambiente (Inea) seguem avançando na maior operação de dragagem dos rios na história de Petrópolis. Pela primeira vez, dez frentes de trabalho atuam simultaneamente no desassoreamento dos rios e córregos do município. Nesta quinta-feira (14), as equipes iniciaram a segunda fase da ação de desassoreamento no leito do rio na Rua Coronel Veiga – vale lembrar que, neste caso, o trabalho é complexo, por conta da calha estreita do rio e a tubulação existente.
A primeira fase da dragagem na Coronel Veiga aconteceu em maio, quando mais de 3 mil metros cúbicos de sedimentos foram removidos do leito do rio Quitandinha, possibilitando a passagem do curso natural da água. Agora, após a conclusão da obra de dois muros de contenção e um terceiro que está em fase de construção, o trabalho de dragagem continua com o objetivo de ampliar a calha do rio.
A expectativa é que mais de 73 mil metros cúbicos de sedimentos sejam retirados dos rios e córregos. Além da Rua Coronel Veiga, as intervenções avançam mais em nove pontos: Rua Bingen; Rua Galdino Pimentel, na Capela; Duarte da Silveira; Rua Padre Siqueira, altura do Palácio de Cristal; Quarteirão Italiano; Av. Barão do Rio Branco; Samambaia, na altura da Ponte Branca; Nogueira; e no Cascatinha, altura da Rua Bernardo de Vasconcelos.
A limpeza mecanizada dos rios foi iniciada em março, no trecho do Palácio de Cristal, entre as Avenidas Barão do Rio Branco e Piabanha.
O prefeito Rubens Bomtempo ressaltou que essas ações reforçam o compromisso da gestão municipal em dar mais celeridade ao trabalho de prevenção e de cuidado com a cidade.
“Estamos trabalhando em várias frentes de trabalho para devolver e manter os sistemas de captação de águas funcionando adequadamente. Após a chuva que caiu essa semana, observamos que as ações resultaram em um rápido escoamento das águas. O trabalho é complexo e demorado. Em alguns pontos é necessário que a dragagem seja feita em várias etapas, como na Rua Coronel Veiga. Seguimos trabalhando para que nossa cidade tenha um verão mais seguro. Por isso, estamos com força total, em conjunto com o Inea, para dragar toda a cidade”, disse o prefeito.
Mais de sete mil bueiros e bocas de lobo limpos
Paralelamente à dragagem, a força-tarefa para garantir a limpeza de bueiros e bocas de lobo também avança. Mais de 7 mil bueiros já foram limpos por equipes da Comdep, garantindo escoamento e drenagem das águas pluviais.
Entre as medidas tomadas pela Prefeitura, estão três caminhões vacol, contratados pela atual gestão, e aumento da força de trabalho. Além disso, a ação inclui alternativas para minimizar os impactos do período chuvoso, como a instalação de retentores de resíduos nos bueiros.
A medida preventiva tem como objetivo conter os materiais descartados de forma irregular nos retentores, não deixando que sejam arrastados para dentro dos rios e córregos. O dispositivo também facilita a limpeza, diminuindo o entupimento e prevenindo alagamentos. Ao todo, cerca de mil equipamentos estão sendo instalados nesse primeiro momento.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.