Petrópolis bateu o recorde, em 2022, em atividades desenvolvidas em prol dos animais. Além das 34 edições da campanha de adoção e de quase 30 mil cães e gatos vacinados contra a raiva, pela primeira vez, a Prefeitura promoveu duas grandes ações de castração no município. Foram 2.111 bichinhos submetidos ao procedimento, realizados por uma empresa contratada por meio da Secretaria de Saúde. O ônibus equipado para a execução das cirurgias esteve no município nos meses de julho e outubro. Em todo ano anterior, apenas 1,1 mil animais foram castrados.
“As ações de castrações já acontecem no município desde 2014, mas, pela primeira vez ela foi realizada duas vezes no mesmo ano. Tomamos essa iniciativa porque entendemos a importância dessa ação que contribui para o controle das zoonoses, que são doenças transmitidas aos seres humanos, quanto para a saúde e bem estar dos animais. Estamos trabalhando para dobrarmos este número no próximo ano e ultrapassar a marca dos 4 mil bichinhos castrados em 2023”, adianta o prefeito Rubens Bomtempo.
Além de contribuir para diminuição do número de cães e gatos abandonados, segundo o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, as castrações também são a forma mais eficaz para o controle populacional de animais. “Sem dúvida, estamos encerrando o ano com saldo positivo no que diz respeito aos cuidados com os animais. Com certeza, os trabalhos continuam no próximo ano e além de dobrar a quantidade de castrações, temos outros projetos para o setor, como a criação de um serviço para monitoramento de controle de esporotricose, que é uma outra zoonoses que precisamos combater na cidade”, sublinha Curvelo.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.