Foto: ilustração / Agência Brasil |
PETRÓPOLIS. Em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, em 29 de janeiro, o Núcleo Especializado de Atendimento à população LGBTQIAP+, da Prefeitura, que funciona no Centro de Saúde Coletiva, vai intensificar as ações desenvolvidas pelo programa para este público. No próximo dia 01 de fevereiro, as pessoas atendidas no local serão convidadas a participar de uma roda de conversa seguindo o tema Saúde da População Trans.
O evento está marcado para às 14h, no auditório do Centro de Saúde Coletiva, na Rua Santos Dumont, 100 e terá a participação de pessoas trans, que vão falar sobre as próprias vivências, lideranças LGBTQIAP+ da cidade e profissionais da rede de saúde do município.
Atualmente, 72 pessoas estão cadastradas no Núcleo onde os atendimentos são realizados por uma equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde, especializada para a população LGBTQIAP+. O serviço conta com psicólogos, médica habilitada para terapia hormonal, atendimentos de enfermagem com realização de exames preventivos, assim como avaliação clínica e terapia hormonal.
“O núcleo foi criado com o objetivo de garantir o acesso a saúde de forma igualitária para todos. É um espaço de acolhimento com equipe capacitada, que entende e respeita o gênero de cada um. Estamos garantindo que a comunidade LGBTQIAP+ tenha acesso digno tanto a saúde quanto a todas as políticas públicas oferecidas pelo município”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
“Esse é um momento importante e que precisa ser lembrado. Por isso, definimos essa programação que é extensiva não só as pessoas cadastradas, mas todos aqueles que estejam em busca de apoio e acolhimento, sem qualquer tipo de preconceito ou discriminação. Outra novidade é que, em breve, esse núcleo vai estar funcionando em um melhor espaço”, disse a secretária Chefe de Gabinete e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Luciane Bomtempo.
Para receber atendimento, os pacientes devem procurar a unidade de segunda a sexta-feira para agendamento da consulta. O encaminhamento também pode ser feito por profissionais de outras unidades de Atenção Básica, como Programas de Saúde da Família – PSF e do Centro de Cidadania LGBT.
Além desses locais, os encaminhamentos também podem ser feitos por outros equipamentos, como a Sala Lilás, no prédio anexo ao Hospital Alcides Carneiro, em Correias.
Os atendimentos médico e de enfermagem acontecem todas as sextas-feiras, de 8h às 17h. Também é disponibilizado atendimentos de psicologia, exame preventivo, solicitação de exames e acompanhamento da terapia hormonal e consulta do adolescente LGBTQIA+. O Núcleo também conta com um número de whatsapp para marcação de consultas e esclarecimento de dúvidas. O número é o (24) 99321-3605.
Leia também:
Petrópolis: Comitê Científico decide flexibilizar uso de
máscaras nas escolas e transporte público
Cartão de estacionamento para idosos e deficientes deve ser
feito na sede da CPTrans
Prefeitura traz “Caminhão da Saúde” para Petrópolis com
quatro especialidades médicas em fevereiro
Petrópolis terá Feira de adoção de animais na Praça Dom
Pedro
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.