PETRÓPOLIS. Um passo importante foi dado nesta semana para acabar com o papel nos processos administrativos da Prefeitura.
Os servidores municipais passaram por uma capacitação sobre o processo eletrônico - que será implantado pelo prefeito Rubens Bomtempor por decreto, a ser publicado nas próximas semanas.
Foram 2 “aulões” com servidores de todas as secretarias da Prefeitura e também das entidades da administração indireta (Comdep, CPTrans, Inpas e Sehac). Eles aprenderam sobre como trabalhar nesta nova realidade, usando um sistema eletrônico em substituição ao papel.
“Quando assumimos a Prefeitura, em dezembro de 2021, eu determinei à Secretaria de Administração o fim do uso do papel nos processos administrativos. Desde então, vi a Secretaria e o Detec (Departamento de Tecnologia) trabalharem duro nesta árdua tarefa de tirar a Prefeitura da Idade da Pedra. E tenho muito orgulho de ver que estamos conseguindo avançar nessa missão”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Ao longo de 2022, a Prefeitura trabalhou para conseguir um sistema eletrônico que pudesse substituir o papel nos ofícios que são encaminhados diariamente entre os órgãos do município.
Para isso contou com a ajuda do presidente do Tribunal de Justiça do Rio, o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.
Ele intermediou as conversas da Prefeitura com o Tribunal Regional Federal da 4ª região (sul do país), que cedeu gratuitamente a Petrópolis o código fonte do SEI (Sistema Eletrônico de Informação).
"Com o sistema eletrônico, ganharemos em eficiência, transparência, sustentabilidade. Nós reduziremos o custo da máquina ao reduzirmos o uso do papel, da impressora, de viaturas, de combustível", disse o secretário de Administração, Ramon Mello.
No primeiro momento, a substituição do papel pelo processo eletrônico será em alguns fluxos internos, nas comunicações oficiais entre o prefeito e secretários.
Leia também:
Virada climática é tema de evento promovido pela UNIFASE
Petrópolis: Comitê
Científico decide flexibilizar uso de máscaras nas escolas e transporte público
Cartão de
estacionamento para idosos e deficientes deve ser feito na sede da CPTrans
Prefeitura traz “Caminhão
da Saúde” para Petrópolis com quatro especialidades médicas em fevereiro
Petrópolis terá Feira
de adoção de animais na Praça Dom Pedro
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.