PETRÓPOLIS. As equipes de médicos, enfermeiros e técnicos das unidades de Saúde das áreas atingidas pelas catástrofes climáticas concluíram, na última quinta-feira (09), o curso de atualização de primeiros socorros, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. Auxiliares de Saúde Bucal, psicólogos, agentes comunitários de saúde e profissionais que atuam nas recepções desses postos também foram treinadas e estão preparadas para atuarem no caso de situações de desastres.
As aulas foram ministradas pela equipe do Núcleo de Educação Permanente – NEP SAMU. Mais de 100 profissionais dos postos de saúde do Alto da Serra, Vila Felipe, Sargento Boening, 24 de Maio, Caxambu Luzitano e Caxambu Santa Isabel, receberam a atualização. “No caso de necessidade, todos estarão preparados para receber a população. Quanto mais pessoas tiverem noções de primeiros socorros, mais vidas poderão ser salvas. Saber como agir até a chegada dos socorristas do Samu ou do serviço de emergência, reduz possíveis consequências mais graves às vítimas”, explica o prefeito Rubens Bomtempo.
“No curso os alunos receberam instruções diversas de como salvar vidas com manobras e ações simples que podem fazer a diferença quer seja em crianças, adultos ou idosos. Agora, os profissionais da Atenção Básica dessas regiões estão capacitados para atuarem na abordagem e transporte de vítimas, realizarem a reanimação cardiopulmonar, entre outras manobras. Esse é um ganho importante para a população”, explica Marcus Curvelo.
Nas aulas práticas, os profissionais de saúde receberam informações de como realizar a abordagem e transporte de vítimas, reanimação cárdio-pulmonar, manobra de Heimlich trabalho em equipe e tomada de decisões e como acionar o SAMU ou força auxiliar.
Leia também:
Sculptra, bioestimulador queridinho das famosas, chega a Petrópolis
Petrópolis: em época de dengue, especialistas reforçam quais são os cuidados necessários
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.