PETRÓPOLIS. Os dias característicos de verão são marcados por altas temperaturas, excesso de chuvas e a sensação de uma semana mais longa. Mas monitorar as condições climáticas da agricultura nesta estação do ano, podem reduzir significativamente alguns dos principais impactos negativos que atingem as plantações. Por isso, os especialistas recomendam cuidados adequados para garantir uma boa produção e não perder todo o cultivo por algum deslize durante os dias mais quentes.
Um dos fatores que pode atrapalhar é a incidência de chuvas volumosas, como tempestades, granizo e outros fenômenos que encharcam a terra e atrapalham o plantio. Uma solução que pode ser adequada é o uso de coberturas mortas feitas com capim seco ou palha, reduzindo o impacto do volume de água direto no solo. Outro aspecto que chama a atenção é a proliferação de fungos e bactérias, devido a umidade alta. O problema exige cuidados com o controle de pragas, fundamentais para uma produção sadia.
“Uma das principais características que pode auxiliar neste problema é a rotação da produção agrícola, variando culturas, para que não se proliferem fungos e pragas. Por isso é importante ter uma adequação na área de plantio e também estar atento à irrigação que com o excesso de chuva pode ser altamente prejudicada. Em alguns casos ter cobertura para o plantio, com telas de sombreamento ou sombrites, permitem a passagem de ar e umidade, mas amenizam alguns impactos. Isso pode auxiliar também a escoar essa água e evitar o acúmulo, causando a perda da produção”, explica o empresário Douglas Bani, da Irrigar Agri&Shop, que também atua como consultor e desenvolve projetos para grandes e pequenos cultivos.
O calor também pode queimar as plantas, precisando de atenção a localização em relação ao sol, fertilização e irrigação. A maioria das espécies gosta de receber um pouco de luz solar, nem que seja pela manhã. As folhas e caules quando molhados podem refletir e provocar queimaduras na planta. É sugerido regar apenas no período da noite, quando o tempo está mais ameno.
Algumas espécies podem ser cultivadas em todo país durante esta estação e podem ser facilmente encontradas em mudas para o plantio. “Dentre as principais hortaliças e legumes adequados para plantar neste período estão o nabo, beterraba, berinjela, a abobrinha de tronco, o pepino, o repolho, o feijão de vagem, a cenoura, a alface de verão e a couve-brócoli, que se adaptam às diversas condições climáticas”, diz a Engenheira Agrônoma Carolina Rodrigues.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.