PETRÓPOLIS. A manhã de domingo (19), foi marcada por mais uma programação em celebração ao mês Internacional da Mulher. Ruas do Centro Histórico até a Avenida Barão do Rio Branco ficaram coloridas de roxo por cerca de 400 participantes da “Mulheres na Corrida”, realizada pela Prefeitura, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim). Para a inscrição, era necessária a entrega de três pacotes de absorventes, o que resultou na arrecadação de, aproximadamente, 1,2 mil pacotes do material de higiene, que serão disponibilizados nas escolas e banheiros públicos do município.

 

“Além de celebrar o mês das mulheres, essa programação também tinha como objetivo fortalecer a mobilização de combate à pobreza menstrual. Esse era um problema pouco visto, porém, ele existe e precisa ser eliminado. Por meio da corrida, nossa intenção era chamar a atenção da população e o sucesso do evento, que começou na nossa gestão, em 2013, é um indicativo de que estamos conseguindo”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

 

Com percurso de cinco quilômetros, a largada da corrida aconteceu na Avenida Koeler, na sede da Prefeitura, às 9h. A primeira colocada foi a corredora Isis Costa, seguida por Michele Viana Costa. Em terceiro, chegou a Vera Basílio. A secretária Chefe de Gabinete e presidente do Comdim, Luciane Bomtempo, foi uma das participantes. “A Corrida foi animada e linda. Além de contribuir na promoção da saúde e de hábitos saudáveis, queríamos chamar a atenção para as desigualdades de gênero. Estamos iniciando uma grande campanha de combate à pobreza menstrual e a arrecadação de absorventes no ato da inscrição já foi uma ação neste sentido”, destacou.

 

A corrida foi organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e está sendo incluída no calendário anual de eventos esportivos do município. “Tão logo anunciamos a realização da corrida, centenas de mulheres começaram a  procura pelas inscrições que, inclusive, tivemos que liberar mais 50, para garantir que todas pudessem participar da competição. Sem dúvida foi um dia lindo, com o intuito de destacar ainda mais a participação delas na sociedade brasileira e petropolitana, pois através da determinação e coragem da mulher, muitas coisas foram conquistadas tanto na nossa cidade quanto em todo o mundo”, frisa o secretário de Esportes, Rafael Simão.

 

“Além de ser um evento inclusivo, a corrida foi um momento de muita alegria e de vibrações positivas. Participei pela primeira vez dessa iniciativa da Prefeitura, que não visava apenas a saúde da mulher, mas a conscientização de várias temas relacionados e de lembrar a cada uma de nós, a força que temos e que devemos buscar, sempre, o melhor para si”, disse a participante Alessandra Duprez.

 

A personal trainer Camila Oliveira, também completou o percurso e destacou a iniciativa do governo municipal para a arrecadação dos absorventes. “Foi de grande sensibilidade da Prefeitura realizar essa corrida focando não só no mês das mulheres, mas também na pobreza menstrual. Uma ação importante e que, sem dúvida, irá ajudar muitas mulheres que, em muitos casos, estão passando por dificuldades e não tem condições de comprar um pacote de absorventes”, ressaltou.



Leia também:


Prefeitura de Petrópolis entrega restauração do Relógio das Flores na programação dos 180 anos de fundação da cidade



 Palácio Itaboraí terá roda de conversa sobre graduação em música com universitários  


Prêmio Guerra-Peixe homenageia os destaques da cultura em Petrópolis 


Espetáculo “Órfãos” chega a Petrópolis em abril



Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE