PETRÓPOLIS. A Defesa Civil terá acesso a uma plataforma de monitoramento de descargas elétricas. A medida é um novo reforço para o monitoramento das condições do clima: o sistema permite que as equipes técnicas do Centro Integrado de Monitoramento e Operações (Cimop) acompanhem, em tempo real, a formação e deslocamento de núcleos de chuva. Com isso, podem planejar, prever e mitigar riscos ou ameaças à população.

 

“Nosso governo trabalha de forma permanente para ampliar o alcance das ações de proteção e, desta forma, fortalecer o trabalho da Defesa Civil e a cultura da resiliência no município. Com a contratação do sistema de monitoramento de raios, nossa equipe vai ficar mais bem preparada para tomar atitudes quando necessário”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

 

A aquisição da nova plataforma é importante para a emissão de alertas, sendo mais uma medida para auxiliar a antecipação da tomada de decisão, pois possibilitará acompanhar a formação e evolução de núcleos de chuva. Estes núcleos, por vezes, estão associados às descargas elétricas que podem ocorrer da nuvem para o solo (nuvem-solo), do solo para a nuvem (solo-nuvem), dentro da nuvem (intra-nuvem) ou ainda entre nuvens (entre-nuvem).

 

O secretário de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Gil Kempers, lembra que o sistema de monitoramento de raios é mais um dos passos seguidos pela Prefeitura de Petrópolis no ato de se antecipar na tomada de decisões. “A aquisição da plataforma contribui para que a Defesa Civil, de maneira preventiva, emita com mais celeridade avisos, alertas e informes meteorológicos à população”, relatou.

 

 

O que é o sistema de monitoramento de raios?

 

O sistema de monitoramento de descargas atmosféricas utiliza sensores para detectar a incidência de raios e acompanhar o deslocamento das tempestades, onde é possível identificar a regiões e o momento da ocorrência da descarga atmosférica, para que assim se possa identificar o deslocamento dos núcleos de chuva e emitir alertas antecipados com base em dados observados.



Leia também:


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE