PETRÓPOLIS.  Começa nesta sexta-feira (10) e se estende até o dia 12, em Petrópolis, o maior evento de ciclismo do país. Com o patrocínio da Prefeitura, o Desafio de Gigantes Internacional 2023, reúne os principais nomes da modalidade e valerá pontos para o ranking de classificação para os Jogos Olímpicos de 2024. São esperados atletas de mais de 10 países e 1200 participantes. O evento acontece no Villa Itaipava Resort & Conventions e será aberto às 8h. A largada da primeira categoria está marcada para às 15h.

 

A competição é fruto da parceria entre o atleta Henrique Avancini, a organizadora de eventos Avelar Sports e a Prefeitura de Petrópolis e vai distribuir 105 pontos, que podem ser fundamentais para a classificação da modalidade para os Jogos de Paris-2024.

 

A expectativa é realizar a maior corrida de Mountain Bike da história do estado do Rio de Janeiro. Isso porque, o Desafio de Gigantes Internacional é uma das principais competições de ciclismo do Brasil e terá atletas de todas as faixas etárias, com histórias diferentes no esporte. “Petrópolis ser escolhida para sediar um evento desse porte tem um grande significado e, sem dúvida, irá refletir em outros setores importantes, como o turismo, contribuindo, inclusive, para o aquecimento da nossa economia”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

 

Esta é a terceira edição da competição, no país. As anteriores aconteceram em Santana dos Montes, em Minas Gerais, nos anos de 2020 e 2021. “O evento é a continuidade da Copa do Mundo de Montain Bike, realizada em Petrópolis, no ano passado. Recebemos atletas do mundo inteiro e, nessa ocasião, vimos a possibilidade de sediar novas competições. Esta será mais uma oportunidade de projetarmos a nossa cidade para todo o mundo pois o evento será transmitido por canais de vários países”, explica o secretário de Esportes, Rafael Simão.

 

 

O torneio

 

Os atletas terão duas provas de XCO, o Cross Country Olímpico. O percurso é de 4,3 km e há provas para atletas das Classes 1 e 2.  Na 1, a divisão é feita por oficiais e amadoras. Elas têm 20 e 11 categorias, respectivamente. Na XCO classe 2, competem apenas os atletas elite masculino e feminino (19 a 29 anos ou critério técnico).

 

Já na XCM, a Cross-country Marathon, será apenas uma prova, de circuito reduzido ou completo. No primeiro, serão duas voltas de 13 km. Na segunda opção, três voltas de 13 km. Além do trajeto maior, a prova também exigirá mais resistência à altitude. São 20 categorias para o percurso reduzido, como veterano e master, além de 19 categorias no percurso completo, como elite e masculino.


 

Imersão

A Avelar Sports e Henrique Avancini também confirmaram na semana seguinte ao Desafio de Gigantes um projeto para atletas do alto rendimento ciclismo, que mistura mentoria e imersão com nomes que fazem a diferença na modalidade.


A Imersão & Mentoria Gigantes Camp é inédito no segmento e também será o Resort Villa Itaipava.  Os mentores serão Henrique Avancini, Alesandra Dutra, Hélio Souza, Danilo Barros e Felipe Stanford.



Leia também:

 

Petrópolis é apresentada na ITB Berlim ambicionandosuperar os 120 mil turistas estrangeiros que visitam a cidade por ano

 

1° Encontro com a Hotelaria de Petrópolis debateestratégicas, tendências e ações unificadas para alavancar o setor e o turismo

 

Aniversário de 180 anos de Petrópolis, exposições, corridas e feiras movimentam o mês de março

 

Petrópolis é destaque no projeto Verão #tônoRio na Praia de Copacabana


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE