PETRÓPOLIS. O Dia Internacional da Mulher foi celebrado em Petrópolis, nesta quarta-feira (8), com uma série de atividades. A Prefeitura mobilizou diversos setores do governo para reverenciar a importância das mulheres para a construção da nossa cidade; para celebrar as conquistas; e para sensibilizar sobre os seus direitos. Entre as ações realizadas, estão atendimentos de saúde, ações sociais, rodas de conversa e a marcha 8M, que contou com o apoio do governo municipal.
“O Dia Internacional da Mulher é uma data especial, pois é símbolo de resistência e do empoderamento feminino. Ao longo dos anos, garantimos grandes avanços para as mulheres petropolitanas, como a criação do Comdim, a conquista do Ônibus Lilás e agora, dentro da programação pelo mês da Mulher, vamos enviar para a Câmara o projeto de lei para a criação da Secretaria das Mulheres, o que traz um significado ainda mais especial para a data que representa não só a luta contra a violência física, mas todos os tipos de agressões, sejam elas físicas, financeiras, entre outras”, frisa o prefeito Rubens Bomtempo.
A programação foi aberta no Centro de Saúde Coletiva, na Rua Santos Dumont, pela secretária chefe de gabinete e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Luciane Bomtempo, junto com o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, Viviane Marques, vice-presidente do Comdim e a coordenadora do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), Thaís Gomes. Café da manhã, atendimentos em livre demanda com as enfermeiras do Programa de Saúde da Mulher, mamografias e ultrassonografias, foram ofertadas durante toda a quarta-feira.
“O Dia da Mulher não se resume apenas ao dia 8 ou ao mês de março, mas toda a vida. Hoje, inclusive, estamos colhendo os frutos de uma política pública que começou a ser plantada há 20 anos, com a criação do Comdim. Essa política pública voltada para as mulheres cresceu, amadureceu e agora as petropolitanas terão a Secretaria Municipal de Direitos e Políticas Públicas para Mulheres. Durante todo esse tempo nos mantemos na luta e na busca pela garantia de direitos, fortalecimento das redes de proteção e para que todas tivessem mais acesso a mamografias, exames preventivos, entre outras grandes ações”, disse a secretária Chefe de Gabinete e presidente do Comdim, Luciane Bomtempo.
“A Prefeitura tem um carinho especial por essa data porque ela não foi criada com fins comerciais como outras. Ela simboliza a luta de mulheres que reivindicavam “paz e pão” e é pelo o que continuamos lutando. É preciso fazer uma rememoração histórica para entender o simbolismo da data e da jornada que deve ser feita todos os dias. A programação do mês de março tem como objetivo ampliar a conscientização das mulheres sobre os seus direitos, divulgar e ampliar cada vez mais a nossa rede de proteção”, destaca o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.
Dentro da programação do Centro de Saúde Centro de Saúde, além das ofertas de consultas e exames, foram oferecidos café da manhã fornecido pelo SEHAC, apresentação musical do cantor Guido Martini, bem como a maquiagem oferecida pelo maquiador Reginaldo e a participação da Academia da Saúde com as aulas de dança. “Estamos muito felizes com o resultado desta mobilização no Centro de Saúde. A procura pelos atendimentos foi grande, conseguimos acolher e atender todas as pacientes que nos procuraram. A equipe da unidade trabalhou com muito carinho e dedicação na realização da assistência”, ressalta a diretora do Centro de Saúde, Célia Brêtas.
A comerciária Maria Aparecida, de 56 anos, foi uma das mulheres que aproveitou os atendimentos em livre demanda para realizar o exame preventivo e mamografia. “Folgo um dia da semana e nem sempre consigo agendar. Essa iniciativa da Prefeitura foi um grande presente para todas as mulheres, trabalhadoras ou não. Vim pra cá assim que fiquei sabendo. Mas, não só essa ação aqui no Centro de Saúde, todas as mobilizações pelo Dia da Mulher, são válidas, pois significam a nossa luta pela garantia dos nossos direitos”, disse.
Na Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO), aconteceu a palestra dos profissionais do Programa Academia da Saúde. As mulheres da Comdep participaram de rodas de conversa sobre violência doméstica. Na Praça da Liberdade, foi realizada uma homenagem às mulheres vítimas das catástrofes climáticas de 15 de fevereiro e 20 de março, enquanto na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanata, profissionais da saúde participaram da palestra “Autoestima da Mulher”. A programação foi encerrada às 17h, com a participação da Prefeitura na Marcha 8M – Coletivo 8M, pelas ruas do Centro Histórico.
Confira a programação do mês
09.03 - Colégio Estadual Irmã Cecilia Jardim
10h – Palestra “Mulheres na Ciência e na Luta por Cidadania”
09.03 - Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta
18h – Reunião Ordinária do COMDIM – Conselho Municipal de Direitos da Mulher;
10.03 – Alto da Serra
17h - Roda de Conversa “Empoderamento de Mulheres” com a ONG “Todos Juntos Ninguém Sozinho”;
18h – Atividade Cultural, quadra do Alto da Serra;
11.03 – Independência
15h - Roda de Conversa “Empoderamento de Mulheres” com a ONG “Todos Juntos Ninguém Sozinho”;
16h – Atividade Cultural;
12.03 – Vila Rica
15h Roda de Conversa “Empoderamento de Mulheres” com a ONG “Todos Juntos Ninguém Sozinho”;
16h – Atividade Cultural;
14.03 – Academia da Saúde Cremerie
Manhã - Palestra “Saúde e Pilates”;
15.03 – Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta
14h – Palestra “Empoderamento e Feminismo e Roda de Conversa” com Glaucia de Fátima Barban Morelli (Vice-Presidente da União de Mulheres, Vice-Presidente da Confederação das Mulheres do Brasil e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher).
19.03 – Corrida “Mulheres na Corrida”
9h às 10h – Ruas do Centro Histórico
20.03 – Núcleo de Integração Social
9h30 - Formação para profissionais do NIS sobre a rede de enfrentamento à violência
22.03 - Núcleo de Integração Social
9h30 - Formação para profissionais do NIS sobre a rede de enfrentamento à violência
24.03 - Igreja Ebenézer em Corrêas, promovida pela ONG Reage Mãe
14h – Palestra com o CRAM: “Conhecendo a Rede de Enfrentamento à Violência”;
17h - Abertura Festival Mulheres do Amanhã;
17h30 – Poesia;
18h - Apresentação de dança;
19h – Atividade cultural;
21h – Atividade cultural;
25.03 - Centro de Cultura Raul de Leoni
8h – Café da manhã;
9h - Roda de Conversa Lideranças Comunitárias;
11h - Oficina (rápida, interativa);
14h - Roda de Conversa Mulheres e Diversidade / Mulheres LBT;
16h - Coffe Break;
17h – Oficina ou pequena atividade cultural;
18h - Cine Pagu
27.03 – Posse – Roda de Conversa promovida pela ONG Reage Mãe
13h30 – Roda de Conversa sobre violência doméstica, com participação do CRAM;
30.03 – Sefras - Ação Social Franciscana
13h30 - Roda de Conversa sobre violência doméstica, com participação do CRAM.
Leia também:
Aniversário de 180 anos de Petrópolis, exposições, corridas e feiras movimentam o mês de março
Petrópolis é destaque no projeto Verão #tônoRio na Praia de Copacabana
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.