Fabiano Barros, presidente do PCVB

 

Associativismo, multidestinos e multiprodutos


PETRÓPOLIS. Específico para o segmento de hotéis, o I Encontro com a Hotelaria, nesta segunda (13) no Casarão Odin, reuniu mais de 70 empresários do setor com o mesmo objetivo: conhecer as tendências de mercado, novas práticas já em curso e a importância da união e troca de conhecimentos para, em primeiro plano, alavancar os negócios e, de forma macro, beneficiar o destino Petrópolis. O evento foi organizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau e contou com palestras e debates sobre o associativismo, multidestinos e multiprodutos.

 

O associativismo é uma das bandeiras do Petrópolis Convention como forma de fortalecer o setor, reivindicar estrutura e atrair mais eventos e visitantes. “Por isso encontros como esse, segmentados pelas várias vertentes e agentes do turismo, são uma forma de trazer conhecimento, antecipar as tendências e ter um objetivo abrangente para o desenvolvimento do setor”, evidenciou o presidente do PC&VB, Fabiano Barros, que focou, na abertura do encontro, na importância do calendário de eventos da cidade, hoje robusto e com possibilidade de expansão.  “Importante que os hoteleiros vislumbrem como oportunidade, se integrem e interajam”, apontou.

 

Roberta Werner, diretora-executiva do Rio CVB/VisitRio, convidada para compartilhar a experiência do escritório de fomento para a promoção do destino turístico da capital, focou em multiprodutos que é a diversidade de oferta de opções que fixam o visitante pro mais tempo no destino.

 

“É fundamental a união entre os hotéis da região para fortalecer o setor e enfrentar os desafios do mercado, assim como a criação de parcerias entre os hotéis e demais parceiros para oferecer serviços complementares, como passeios turísticos e atividades de lazer, o que pode aumentar o valor percebido pelos turistas e gerar novas oportunidades de negócio”, indica Roberta Werner.

 

Roberta Werner destacou a prática da diversificação da oferta de serviços pelos hotéis. Além da hospedagem, os hotéis podem oferecer outros produtos, como restaurantes, bares, salões de eventos e espaços para reuniões corporativas. “O investimento em multiprodutos os torna mais atrativos para diferentes públicos”, aponta.

 

Outro tema abordado foi o multidestino, que consiste em incentivar os turistas a visitar não apenas uma cidade, mas várias durante sua viagem. Isso pode ser feito por meio de parcerias entre hotéis e agências de turismo de diferentes regiões, oferecendo pacotes que incluam hospedagem, transporte e passeios em cidades próximas. Dessa forma, é possível ampliar a oferta turística da região e aumentar o número de visitantes.

 

“Os turistas internacionais ficam média de 10 a 12 dias no Rio, assim, há o desejo de combinar a estadia com outros destinos dentro do Estado e Petrópolis, por todas as suas qualidades e proximidade, é uma das melhores opções”, indicou Roberta Werner.

 

No evento também foi apresentado o projeto de revitalização da antiga fábrica de tecidos São Pedro de Alcântara, prédio de valor histórico e arquitetônico, um dos ícones do período do boom industrial da cidade. Inaugurada em 1871, a primeira grande indústria de Petrópolis, passa por revitalização de seu conjunto de prédios. O objetivo é transformar a área de 16.000 m² em um espaço voltado às artes, gastronomia e cultura. O projeto foi apresentado pelo empresário Leonardo Simas, que é associado a Bruno Wendling na iniciativa.


O encontro teve a participação dos secretários de Turismo, Silvia Guedon, e de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Soares, além do conselheiro da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), Guilherme Lacombe.

 

 

Destaques na programação

Recorte no mercado da cidade e acessibilidade 

Renan Melo, Letícia Rezende e Tânia Monteiro, da equipe de Gerência de Mercado da Booking, gigante mundial no setor de reservas online, destacaram dados específicos do mercado da cidade nos últimos 14 dias de viagens contratadas por meio do site: 93% dos turistas que chegaram a Petrópolis são do Brasil e deste percentual, 70% dos viajantes são casais e 87% do total pesquisaram e fizeram suas reservas via celular.  

 

Além deste recorte do mercado local, a equipe da Booking destacou tendências do mercado como pesquisa com 24 mil pessoas de 32 países que aponta que 88% dos entrevistados estão em uma fase de ‘nostalgia’ buscando destinos conhecidos que remetam a lembranças, acompanhado da família. “É o caso de pais que, por exemplo, querem que os filhos conheçam locais que os marcaram na infância”, apontou Letícia Rezende.

 

Da pesquisa apresentada pela Booking, 42% estão focados em bem estar e saúde e acham necessária uma pausa para se cuidar. Por isso, o percentual de entrevistados chega a 63% entre os que estão reconsiderando seus gastos e aproveitando melhor o orçamento para viagens.

 

A equipe da Booking destacou a  tecnologia como ferramenta que revolucionou a forma como as pessoas reservam hospedagem, tornando o processo mais fácil, rápido e acessível para viajantes do mundo inteiro. “ A interatividade do público por meio de avaliações e comentários de usuários sobre as hospedagens também é um diferencial que meios de hospedagem precisam ficar atentos para uma boa imagem”, indica Renan Melo. 

 

A acessibilidade também foi tema do encontro com apresentação do projeto Incluir Petrópolis, de inclusão social de pessoas com deficiência. Chen Cheng, diretor da ONG, demonstrou o potencial de viajantes. “Garantindo a mobilidade o turismo ainda usufruirá deste público e ainda de seus acompanhantes, além de promover o destino com mais este segmento sendo atraído para uma cidade inclusiva”, afirmou. 

 

“O Encontro com a Hotelaria em Petrópolis cumpriu o objetivo que almejávamos quando idealizados o evento: uma oportunidade para debater essas estratégias e discutir maneiras de aplicá-las na prática. Este é o papel do PC&VB e a presença acentuada dos empresários e a forma como participaram ativamente confirma que este é o caminho para o setor avançar”, avalia Fabiano Barros.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE