Dra. Wanda Heloisa e Dra. Geralda Sá com Equipe de Estratégia da Saúde da Familia - Bairro Castrioto |
PETRÓPOLIS. O Programa de Capacitação em Doenças Reumáticas para Profissionais da Atenção Básica de Saúde está sendo oferecido pelo Grupo de Pacientes Artríticos em Petrópolis, em parceria com a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Saúde. O objetivo é qualificar as equipes de médicos, enfermeiros e técnicos das unidades de Saúde, incluindo, agentes comunitários de saúde para agilizar o diagnóstico das doenças reumáticas na atenção primária do SUS.
“Nos últimos anos temos recebido pacientes com mais de cinco anos de início da doença ou já com algumas deformidades. Uma forma de agilizar o diagnóstico das doenças reumáticas é uma maior atenção na educação dos profissionais do atendimento básico. Esse trabalho é fundamental para o diagnóstico precoce e adequado manejo clínico destes pacientes.” explica Dra. Wanda Heloísa Ferreira, reumatologista e presidente do Instituto Gruparj Petrópolis.
Inicialmente, a capacitação será realizada com doze equipes de Estratégia da Saúde da Família em Petrópolis, pelo período de um ano. As aulas são realizadas uma vez por semana durante um mês para cada equipe multidisciplinar no auditório do Instituto Gruparj Petrópolis. Este ano já estão programados passar pela capacitação os profissionais dos postos de saúde do Castrioto, Menino Jesus de Praga, São Sebastião, Amazonas, Vale do Carangola, Primeiro de Maio, Águas Lindas, Alto da Serra II, Caxambu - Santa Izabel, Posse e Secretário.
O curso vai capacitar toda a equipe para desenvolver posturas, ações educativas e preventivas em doenças reumáticas no trato com crianças, adolescentes e adultos que podem fazer a diferença na qualidade de vida dos pacientes em fase inicial das doenças reumáticas. “Como profissional na Atenção Básica de Saúde de Petrópolis, participar do curso foi muito enriquecedor, pois após os conhecimentos recebidos, tanto eu, como toda a equipe nos sentimos muito mais preparados para atuarmos no manejo e acolhimento de pessoas com Doenças Reumáticas”, explica o enfermeiro Ricardo Costa – Bairro Castrioto.
“Sou do NASF (Núcleos de Apoio à Saúde da Família), como trabalho em 8 regiões, vou conseguir transmitir o aprendizado que tive na Capacitação para as outras equipes. Com esse conhecimento vamos ter um olhar diferenciado dos pacientes e conseguir detectar mais rapidamente os sintomas das doenças reumáticas para tratar antes de ter o avanço, isso é de grande importância para o paciente atendido na atenção primária no SUS” reforça a nutricionista Tainá Borges de Lima, aluna da primeira Equipe de Estratégia a participar da Capacitação sobre Doenças Reumáticas.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.