PETRÓPOLIS. A grande novidade neste mês da mulher é o lançamento do canal de podcast Eternas presente nas plataformas de áudio mais populares da internet. O podcast é o desdobramento e o aprofundamento da Exposição Eternas que esteve no Centro de Cultura Raul de Leoni, em Petrópolis/RJ, entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023. O projeto "Eternas'' é um tributo a mulheres brasileiras que revolucionaram o país através da expressão artística e contribuíram para a representação da identidade feminina nesses 200 anos de independência do Brasil. Essas mulheres foram independentes não só de figuras masculinas, mas também na criatividade com a qual expressaram a sua arte.
O projeto tem produção e idealização da Kaza 8 Produções Culturais e conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2.
Apresentado pela radialista Malu Maia, o intuito do canal é ampliar ainda mais a abrangência do público, para que tenham acesso à minuciosa pesquisa feita sobre a vida e a obra dessas mulheres eternizadas pelo projeto. Nomes como Nair de Teffé, Clementina de Jesus, Rita Lee, Chiquinha Gonzaga e Maria Firmina dos Reis são algumas das Eternas que o público poderá conhecer. As expressões artísticas dessas mulheres independentes se dividem em poemas, artes plásticas, registros e performances musicais. Para o coordenador artístico e produtor musical de Eternas, o artista Marco Aurêh, o projeto tem um objetivo especial: “Evidenciar o papel transformador da arte e contribuir com divulgação e informação acerca da arte feminina brasileira, que muitas vezes fica em segundo plano por mero preconceito ou discriminação”.
O projeto teve início com a exposição Eternas que ficou entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, no Centro de Cultura Raul de Leoni, em Petrópolis/RJ. A mostra exibiu painéis interativos com uma obra, uma minibiografia e uma reflexão sobre cada uma das artistas em questão. Além dos painéis, a exposição apresentou uma arte visual conceitual exclusiva com o tema “Eternas Mulheres”, criada pela artista plástica Denise Campinho.
A concepção visual das telas foi criada por Bárbara Costa e a curadoria e a disposição estética da exposição teve a assinatura do escultor e curador Marcelo Lago. Todas as peças contaram com um QR-Code que levavam a uma audiodescrição e permitiram a acessibilidade do público com deficiência visual.
Para acessar o podcast clique neste link.
Leia também:
Academia da Saúde do Parque Cremerie oferece programação especial pelo aniversário de Petrópolis
Prefeitura decreta ponto facultativo na sexta-feira, dia 17, em Petrópolis
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.